Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Pai Nosso (Mt 6,7-15) (18/06/09)

"Disse Jesus: Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras..." É, irmãos... Não é a quantidade de palavras que fazem com que nossas orações sejam atendidas. É bom rezar bastante, mas é indispensável rezar com bastante atenção, usando as palavras certas. E estas palavras só poderiam estar na oração criada pelo próprio Deus, na pessoa de Jesus, o Pai nosso.

"Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; -- Reparou que Jesus não disse Pai meu?  Deus é Pai de todos nós, e temos de ter uma consciência comunitária nas nossas orações.

...Que  está no céu, em toda parte inclusive aqui, agora. Santificado seja o vosso nome significa que não só o nome mais a realidade divina em três pessoa seja adorada, glorificada, conhecida  e acreditada no mundo inteiro. Para que isso aconteça, precisamos fazer a nossa parte de anunciadores da mensagem de Jesus Cristo.

..." venha a nós o vosso Reino;" Não temos mais reis hoje em dia. Importante é explicar aos nossos filhos e aos meninos e meninas do catecismo, o que isso significa: "venha a nós o governo de Deus." Ou seja, que todos permitam que Deus governe as suas vidas.  Todos, porque não devemos rezar como se só existisse a nossa pessoa no universo. O Pai Nosso está no plural, como toda oração pronunciada por nós deve ser não somente para nós, mas para todos.

..."seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu." Que seja feita a vontade do Pai, ou de Deus, e não a nossa vontade, não a vontade de satanás, não a vontade do assaltante, não a vontade egoísta daqueles que pretendem prejudicar-me, não a vontade daqueles que querem me afastar do caminho, da verdade e da vida.

"O pão nosso de cada dia nos dai hoje;  E amanhã? Eu não vou comer?  Amanhã nós vamos rezar, agradecer e pedir de novo. Este é o procedimento, porque Deus nos aconselha a não nos preocuparmos com o dia de amanhã. Por isso vamos pedir o  pão somente para hoje. Pão, aqui, não significa somente o pão da padaria, mas sim a comida, a saúde para trabalhar, o estudo que nos prepara para ganhar dinheiro para comprar pão, o emprego que anda tão difícil hoje em dia, etc.  

..."perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;"  Já sei. Você brigou com o seu vizinho que estava sendo injusto com você e sua família perturbando o seu sossego com barulhos fora de hora, e está  se achando tão culpado que não pode nem comungar na próxima missa. Meu caro irmão, minha cara irmã: Como sabemos, ser cristão não é ser um bobão, e deixar todo mundo fazer a gente de "gato e sapato". Quando somos lesados, injustiçados, precisamos recorrer aos nossos direitos. Porque se todo cristão ficar bonzinho sem reclamar de nenhum abuso dos outros, todos vão se aproveitar da gente, fazendo-nos de bobos. No entanto, depois da tempestade vem sempre a calmaria, a paz.  Fiquemos atentos, que Jesus sempre nos conduz a fazermos as pazes. Você pode comungar se tiver o propósito de fazer de tudo futuramente para se reconciliar com o seu vizinho. Hoje está difícil, depois de tanta injustiça por parte dele e de tanta troca de verdades de um lado e do outro. Para ficar de bem, pedir desculpas nem sempre se encaixa bem. Fará o mesmo efeito, uma brincadeira, umas piadinhas, de cá e também, de lá. Deixa passar a raiva a, e então comece a se abrir para a reconciliação com seu irmão (a). 

..."e não nos deixeis cair em tentação,"  Porque  são muitas, aos milhares que nos cercam no nosso dia a dia, tentando tirar-nos a paz e a amizade com Deus.

..."mas livrai-nos do mal."  São tantos os males desta vida: Assaltos, roubos, acidentes, tentações, etc. Que o Pai Nosso nos livre hoje de todos eles. Por amanhã logo cedinho, eu vou rezar e pedir de novo. Amém.

 

Sal

Clique aqui e conheça CATEQUESE ATUAL  

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Paz e graça meus amados irmãos em Cristo Jesus!!!!!!

    Complemento ao texto acima!!!

    O que eu entendo sobre a oração e percebo sobre a passagem do livro Mateus Cap. 6 : 6 ao 15, destacando principalmente o:
    versículo 7 "E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; que imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos".

    Jesus estava se referindo aos fariseus, escribas, publicanos e gentios daquela época. Que viviam uma religiosidade muito clara no versículo 5 e 6 do proprio capitulo. (o que acontece até hoje) EX: Eu sou católico ou evangelico etc..
    "Quando o certo seria sou CRISTÃO ou seja: Eu creio em cristo Jesus o (Messia) e procuro ser imitador dEle, pois é uma ordenança do proprio Senhor Jesus.

    Sendo assim segue alguns passos e passagens referente a oração para que não fiquem só em minhas palavras um pouco a respeito do modo como devemos orar, mas sempre guiado pelo Espirito Santo:

    1 Ore reconhecendo que Ele é Deus, e que você aceita o Seu dom gratuito, Jesus Cristo, como o seu SENHOR e Salvador ( e Ele como seu senhor você obviamente o obedece!!!!) (Gênesis 17:1, Romanos 6:16-18).

    2 Ore para confessar os nossos pecados e aceitar o perdão que Cristo já conquistou na cruz do calvario por nós ( mais Ele também disse vá e não peques mais!!) (Romanos 3:22-26). Muito importante !!!!!

    3 Ore para que a Sua vontade seja feita em nossas vidas( assim como no Pai nosso: Seja feita a sua vontade e que Seu Espírito Santo nos guie, e para que sejamos preenchidos com a plenitude de tudo o que Deus tem para nós.

    4 Ore por entendimento (espiritual) e sabedoria (Provérbios 2:4-8, 3:5).

    5 Ore com uma atitude de gratidão por todas as formas em que Ele nos abençoa (Filipenses 4:6). Muito importante!!!!

    6 Ore quando estivermos doentes, solitários, passando por dificuldades ou intercedendo por outros (Tiago 5:14-16, 2 Coríntios 12:9-10).
    Ore para adorá-Lo (Salmo 95:6-7) Na minha opinião é a mais importante e podemos fazer todos os passos acima em forma de adoração ou seja: Sempre exaltando o nome de Jesus. É quando sentimos a sua presença viva em nossas vidas e as respostas da oração são respondidas rapidamente pelo nosso clamor!!!!

    Importante sempre ore em Nome do Senhor Jesus!!!! como nos ensina o livro de João 14: 13 ao 15.
    E pra fechar 1 Tessalonicenses 5: 17 e 18.
    17 Orai constantemente.
    18 Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

    ResponderExcluir