Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de julho de 2009

As ovelhas perdidas de hoje (Mt 10,1-7) (08/07/09)

Quando Jesus envia os Doze "às ovelhas perdidas da casa de Israel". Ele se refere às comunidades de convertidos do judaísmo, pois seria preciso atender principalmente àqueles que mantinham sua tradição de "povo eleito".

Hoje também, temos grande número de ovelhas perdidas, que nós precisamos arrebanhá-las de novo à casa do Pai. Ovelhas que se perderam na imensidão da pornografia dos filmes, da internet, da televisão, dos bailes, etc. Ovelhas que estão perdidas num mundo de prazer pelo prazer, e que nos diz que quem age de maneira diferente não está com nada. Então é aí que o bicho pega! Pois o jovem fica numa situação muito difícil. Conhece aquela? "Se tirar rasga. Se deixar, o gato come"? É assim. O jovem consciente, participante de um grupo de outros jovens da sua idade, reage de forma positiva a esse estado de coisas.  Mas no que se refere àqueles jovens que fazem parte do grupo das ovelhas perdidas, a coisa é muito complicada. Como podemos atingi-los? Pescá-los?

Este é o grupo de ovelhas perdidas mais difícil da Igreja. Quanto às ovelhas perdidas do grupo dos adultos, talvez pudéssemos arrebanhá-los na hora do casamento, com os cursos para casamento, ou catequese de adultos. Já o grupo de ovelhas perdidas da terceira idade, é o mais fácil, ou o menos difícil. Pois já se encontram no fim da caminhada vital, e os argumentos relacionados sua salvação sempre lhes cairão bem. Parece que nos esquecemos de mencionar as crianças. É que na verdade, elas ainda não  fazem parte de nenhum grupo de ovelhas perdidas, pois estão sendo iniciadas na vida cristã.

ORAÇÃO:

Jesus. Diga-nos como podemos atingir aqueles que se desviaram do teu caminho. Que se perderam na imensidão das ilusões do mundo atual e nem pensam em se voltar para a Igreja. Amém.

 

Sal

http://catequeseatual.blogspot.com/

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário