Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Em abundância (Mateus 13,10-17) (23/07/09)

Jesus sempre nos ensinou através de parábola. Mas o que é uma parábola? Simplificando, parábola é uma comparação do que se quer falar, com aquilo que nós conhecemos. Não há de compreender sobre pesca ou agricultura aqueles que não tem intimidade com essas atividades. Por isso Jesus fazia comparações com o que eles entendiam como a parábola da semente, a da vinha, do pescador que fica com os maiores peixes e descarta os outros, etc... Etc... Etc...

O que ouvimos hoje de Jesus parece até contradição: "Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem".

Para compreendermos melhor o que Ele quer nos dizer, podemos observar o seguinte: Eu fiz um curso de violão, aprendi vários acordes, alguns ritmos e aprendi tocar umas músicas. Passados vários dias sem dedicar-me esqueci os acordes, perdi-me nos ritmos e não sei mais tocar as músicas, hoje nem o violão eu sei afinar. Meu filho, encontrando o violão desolado começou a mexer, pesquisar, e em sua simplicidade foi se dedicando diariamente, aprendendo os acordes, ritmos, musicas e sem nenhum curso, afina o violão toca várias musicas e com uma qualidade muito superior a muitos que eu conheço, em detrimento de mim, que esqueci até o que sabia.

É assim o reino de Deus, Jesus nos chama e nos fala de forma simples. Fomos feitos para a felicidade, nascemos puros, mas o nosso coração insensível aos apelos de Deus, vai sendo  contaminado pelo relativismo, prazer pelo prazer, egoísmo, sexualismo e tudo isso vai nos fazendo cegos e surdos e fora do convívio diário com Deus.

 

Diante de tudo isso perdemos a nossa pureza, a nossa sensibilidade aos apelos da humanidade que agoniza pedindo socorro em busca de algo que não sabe o que é.  Mas aquele que busca o convívio de Deus diariamente através de seu estudo bíblico, oração diária, contemplação, Eucaristia e vivencia do evangelho em sua vida, enriquece-se cada vez mais adquirindo do Espírito Santo de Deus o que Ele promete a todos que o buscam: paciência, sabedoria, discernimento do Espírito e todos os dons necessários ao seu crescimento pessoal e em face do irmão que precisa.

 

Oduvaldo Rodrigues

oduvaldorodrigues@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário