Pesquisar neste blog

sábado, 11 de julho de 2009

Fazer a vontade do Pai (Mt 10,24-34) (11/07/09)

Antífona da entrada:

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! (Sl 15,5s).

Oração do dia

Ó Deus, que fizestes o abade são Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

COMENTÁRIO SOBRE A 1ª leitura  (Gênesis 49,29-32; 50,15-26)

Os irmãos de José, vendo que seu pai morrera, disseram entre si: "Será que José nos tomará em aversão e irá vingar-se de todo o mal que lhe fizemos?"

Disse José aos seus irmãos: Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem;

Prezados irmãos: Deus às vezes escreve certo com linhas tortas. Semelhante à história de José, constantemente acontece conosco. Logo após uma desgraça  ficamos lamentando e às vezes até revoltados. Mais depois vamos perceber que por trás daquele acontecimento, existe uma ou umas coisas boas. E a gente sempre diz: Foi até bom aquilo ter me acontecido. Então, antes de reclamar, de nos revoltar com algo errado que nos acontece, seria bom até agradecer a Deus no fim do dia. Pois só Ele sabe o porquê as coisas nos acontece. 

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Evangelho de hoje é de grande riqueza, pois possui muitos  pontos de reflexão. "...nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber".

Essa fala de Jesus é um perigo para aqueles ou aquelas que têm vida dupla: Uma em casa e outra lá fora. A vida de casa é a verdadeira, consagrada por Deus na pessoa do sacerdote perante a família, perante as testemunhas, e perante a sociedade. Estamos falando do casamento. A outra vida, construída às escondidas, não é a verdadeira, e é aparentemente mais prazerosa, porque tem gosto de aventura, de perigo e pecado. Se for consolidada socialmente, não terá mais graça. Se virar rotina como a vida de casa virou, vai durar poucos dias. E cuidado! Tudo o que você está fazendo e que irá fazer ainda hoje às escondidas, será em breve do conhecimento principalmente daquelas pessoas as quais  você está se escondendo neste momento. 

O outro ponto de reflexão que  completa a leitura do livro de gênesis, é esse:
" Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.  Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados."

Deus está em tudo que nos acontece, tirando o livre arbítrio, tudo é feito segundo a vontade de Deus.  Não estamos dizendo que o nosso destino está traçado, e que irá nos acontecer daqui em diante já está programado por Deus. Então do que é que estamos falando?

É assim. O nosso destino é parcialmente traçado por Deus. Ele não é totalmente planejado ou traçado, porque Deus respeita o nosso livre arbítrio, ou seja, ele nos dá o direito de aceitar ou não o seu chamado. Exemplo: Você nasceu com o dom para ser médico(a). Porém, seus pais não deixaram ou você não quis seguir essa careira, assim como o cantor que não quis cantar, o jovem que não aceitou o chamado de Deus para ser sacerdote. Percebeu? O destino dessas pessoas seguiu por outro caminho que não aquele a que Deus gostaria que fosse, porque Ele respeita a nossa resposta, Ele nos dá o direito de lhe dizer não. Mas é muito bom a gente dizer-lhe SIM. Você vai dizer sim a Deus. Não é, meu jovem?

 

ORAÇÃO:

Deus Pai mostra-me o caminho a que devo seguir, e me dê a coragem necessária para deixar de lado coisas outras que possam atrapalhar-me nos passos que devo dar para fazer a vossa vontade. Por Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Sal

http://catequeseatual.blogspot.com/

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário