Pesquisar neste blog

sábado, 25 de julho de 2009

Jesus ensina a humildade (Mt 20,20-28) (25/07/09)

COMENTÁRIO da 1ª Leitura (2 Cor 4,7-15)

Paulo compara o nosso corpo a um simples e frágil vaso de barro que transporta a graça e a palavra de Deus. Somos frágeis em vários sentidos: Por ser um esqueleto coberto de carne ou músculos e pele, mais a fragilidade maior a que Paulo se refere aqui, é aquela representada pela nossa fraqueza em nos manter fiéis a Cristo, em nos manter puros e merecedores de transportar e transmitir a palavra de Deus. Mais devemos confiar na sua força que embora às vezes caídos pelos tropeços da nossa caminhada, somos reerguidos pela sua mão poderosa.

 

Comentário do Evangelho

Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo.
 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo.
 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.

Foi por isso  que Jesus lavou e beijou os pés dos apóstolos. Para nos mostrar que não somos nada de tão importantes assim, por servir a Igreja e a Deus. Foi para acabar com a nossa arrogância, e a nossa cara de importantes por desempenhar um cargo na comunidade, ou por ser ministro ou mesmo sacerdote. Nossa atitude deve ser de servo e não de senhor. Pega muito mal observar a postura e o tom de voz de alguns ministros quando se apresentam em nossas reuniões julgando-se mais importantes que os demais.

Gostaria de comentar aqui um cartaz que vi ontem num ônibus. O desenho de uma mulher grávida, com uma criança no colo e outra que agarrava a sua saia, com os seguintes dizeres: COM A CRISE DA FAMÍLIA  SE FAZ NECESSÁRIO A SOLIDARIEDADE. Claro. A família está em crise de separação gerada pelo desamor, pela falta de Deus, e pela influência da televisão e do cinema cujo objetivo principal é destruir a família. A família está ameaçada por que os meios de comunicações (Tv., cinema, internet) ensinam aos jovens que casar não está mais com nada, e que a grande jogada é acasalar simplesmente. Namorar hoje em dia não é mais a fase de conhecimento mútuo dos dois jovens, mais sim, significa acasalamento com prazer e mais nada. Se engravidar, a avó que  cuide da criança. Não estão nem um pouco preocupados com a educação e alimentação da criança. Por isso eu critico aquele cartaz, que é como um analgésico que cuida da dor de cabeça em vez de cuidar da sua causa. Solidariedade. Sim é abençoada e bem vinda por fazer parte do plano de Jesus. Mais antes da solidariedade, vamos combater as causas de tanta criança jogada no mundo por jovens que estão sendo usados pelos meios de comunicação para acabar com a família.  Qual a solução? Temos de pensar, e planejar um modo de conscientizar este jovem, principalmente a jovem, sobre a responsabilidade de colocar uma criança no mundo, só porque isso está na moda. E como fazer isso? Através da Igreja, a qual, com todo respeito, infelizmente não tem feito muito a respeito. Através da Escola e de palestras. Não vai ser fácil competir com os meios de comunicações, mais é melhor do que nada.

 

Sal

VEJA TAMBÉM, CELEBRAÇÕES DA PALAVRA  

http://catequeseatual.blogspot.com/

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário