Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O corpo glorioso (Jo 11,19-27) (29/07/09)

Desse diálogo entre Jesus e Marta, vamos refletir num só ponto. A ressurreição.

Esta é uma daquelas fatalidades como o dia da nossa morte, que evitamos falar no assunto. É o tipo tapar o sol com uma peneira, ou mesmo mudar de assunto, etc.

"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá."

Jesus nos garante a ressurreição, desde que tenhamos devida fé. Desde que acreditemos que Ele realmente é o Filho de Deus. Então. Vamos morrer, e vamos ressuscitar dos mortos, mas com que corpo? Minha avó morreu com 98 anos. Será que vale a pena ressuscitar nessa idade? Veja bem. Se Jesus ressuscitou, e no evangelho de hoje nos garante a nossa ressurreição, e se quando Ele ressuscitou apareceu aos discípulos com um corpo glorioso, por estamos preocupados com que corpo vamos ressuscitar? Já me disseram que vamos ressuscitar na melhor fase do nosso corpo. Será isso mesmo?

Eu vejo esta questão por outro ângulo. Procuro seguir as palavras e o raciocínio de Jesus. E acredito que o nosso corpo será um corpo glorioso como aconteceu com Ele. O corpo glorioso se levantará da poeira da terra, espiritualizado, dotado de sutileza. A alma que desfruta da presença de Deus se unirá perfeitamente a Ele e participará de Sua bondade, conforme sua própria medida; e de igual modo o corpo, pois este se sujeitará perfeitamente à alma.

A impassibilidade dos corpos gloriosos não permitirá a existência de nenhum defeito, dor ou mal. A alma feliz por estar com Deus terá tudo em ordem e a  remoção de todo mal, porque onde está o Sumo Bem não cabe mal algum. Logo, também o corpo, aperfeiçoado pela alma e em proporção a ela, será imune de todo mal, não só atual, mas inclusive do mal possível. Do atual, porque em ambos nem haverá corrupção, nem deformidade, nem defeito nenhum. Do possível, porque nada poderão sofrer que lhes perturbe.

Mas lembre-se: "...todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?"

 

Sal

Celebrações da Palavra

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário