Pesquisar neste blog

domingo, 19 de julho de 2009

Precisamos de mais padres (Mc 6,30-34) (19/07/09)

COMENTÁRIO SOBRE A 2ª LEITURA (Ef 2,13-18)

Paulo, na carta aos efésios, nos fala que Deus pela sua bondade destruiu o muro de inimizade que separava dois povos. Meus irmãos. Deus sempre nos conduz no tempo certo a romper o silêncio da mágoa e da inimizade com nosso irmão, com nossa irmã, e reatar os laços de amizade desta vez mais fortes, uma vez que tiradas as arestas, as diferenças entre ambos, uma nova vida recomeça, desta vez na paz de Cristo.

 

NO EVANGELHO...

"Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor."

Novamente Jesus repete sua preocupação a respeito da falta de operários para a messe, ou de pastores para o rebanho, em outras palavras, hoje seria a falta de padres. O evangelho de hoje mostra Jesus cuidando de seus discípulos e em contato com as multidões carentes, atento às suas necessidades e procurando libertá-las de suas carências e opressões, dirigindo-lhes a palavra.

Nos dias atuais também existem muitas ovelhas precisando de pastores pelo mundo a fora! Pelo Brasil e principalmente na Região Nordeste, muita gente fica sem assistir a missa aos domingos, fica sem confessar, porque não encontra um sacerdote por perto. Prezados irmãos, isso é muito triste! Na Chapada Diamantina é grande a falta de padres. Um sacerdote tem de viajar muitos quilômetros para fazer uma celebração. Depois sai às pressas para outra cidade, até completar as missas do domingo. A pergunta, é: O que eu posso faze? O que você pode fazer? O que nós cristãos engajados na linha de frente da Igreja podemos e devemos fazer para diminuir o grande vazio de sacerdotes? Você tem um filho homem? Que tal perguntar a ele se já pensou em ser um sacerdote?  Você é um jovem? "E aí, cara! Se liga na parada! O que está pegando é uma grande falta de padres. Tá afim de encarar esse desafio?"

Nós os adultos precisamos urgentemente fazer alguma coisa. Qualquer coisa, pois "A messe é grande, mas os operários são poucos."  E, pelo menos uma coisa podemos fazer. Rezar. Mais rezar todos os dias, rezar em grupos de oração, rezar no silêncio do seu quarto, mas rezar muito pelas vocações sacerdotais.  Foi o próprio Jesus quem disse: "Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe."

O certo seria cada família começar em suas próprias casas conversando com seus filhos homens sobre a possibilidade deles serem padres. Mas infelizmente, o que notamos é que cada pai, cada mãe, pensa assim. Os jovens precisam pensar na possibilidade de serem padres. Pois está uma grande escassez de sacerdotes. Se alguém pergunta. E o seu filho? Bem não vai dar! Porque ele já está enraizado num projeto com o pai, ou ele está num bom emprego, ou ainda ele já está de casamento marcado. Se você perguntar a um desses excelentes jovens piedosos, freqüentadores e participantes assíduos  da missa, e da eucaristia sobre a possibilidade de fazer uma experiência no seminário, todos eles vão pensar na namorada. Em seguida, responderão mais ou menos assim: Não vai dar! Pretendo construir família.

Então, irmãos. Vamos pensar mais no que realmente nós podemos fazer, além da oração pelas vocações sacerdotais.

 

ORAÇÃO:

Deus Pai. Mande-nos mais padres. Bons padres, pois como disse Jesus, a messe é grande e os operários são poucos. Por Jesus Cristo que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, amém. Pai nosso...

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário