Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Somos fermentos na massa (Mt 13,31-35) (27/07/09)

A palavra de Deus semeada nas missas, na internet, vai crescer como o arbusto que maior que todas as hortaliças, e vai dar muitos frutos. A palavra de Deus que é semeada por sós, vai se multiplicar com a sua graça semelhante ao fermento que faz crescer a massa. A grande massa que é o povo de Deus precisa desse fermento diariamente. Precisa de mim, de você, para aplicar o fermento com muita fé, com muita boa vontade, com muita coragem  com muita dedicação.  Quanto a mim, a forma mais prática que encontrei de fermentar a palavra de Deus, de multiplicá-la, foi criando um Blog com a ajuda do Jailson Ferreira, e nele publicar modelos de celebrações da palavra, para assim poder, ou tentar suprir a falta de padres por este mundo afora. É importante que aquele cristão que se propõe a fazer uma celebração da palavra, seja uma pessoa de conceituado  respeito, além de ser um cristão praticante e preparado. É claro que não precisa ter cursado nenhuma faculdade para essa missão. Mais precisa ser uma pessoa de moral inquestionável, para subir num altar e presidir uma hora de orações em substituição a santa missa.  Com todo respeito, para o bem da reputação da nossa Igreja, não pode ser qualquer pessoa que vai passando em frente da igreja minutos antes da missa. A respeito desse assunto, permitam-me repetir aqui, a minha experiência com relação às celebrações que já fiz.

A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ UMA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA FIQUEI UM POUCO NERVOSO, PORÉM MUITO ORGULHOSO E  HONRADO POR TER SIDO ESCOLHIDO PARA TÃO GRANDE MISSÃO.  A MINHA PREOCUPAÇÃO PRINCIPAL ERA NÃO ME FAZER PASSAR POR UM PADRE.  A NÃO FICAR IMITANDO OS GESTOS DO SACERDOTE. NO ENTANTO, EU QUERIA CONDUZIR A TODOS OS PARTICIPANTES A  UM MOMENTO DE MEDITAÇÃO PROFUNDA EM QUE TODOS PUDESSEM SE ENCONTRAR  COM CRISTO. E AÍ, ÀS VEZES FICAVA EM DÚVIDA COMO ME POSICIONAR?  ONDE POR AS MÃOS? DEIXANDO TRANSPARECER SEMPRE UM POUCO DE INSEGURANÇA, POR NÃO SER UM SACERDOTE. COM O TEMPO, TUDO ISSO DESAPARECEU, PEGUEI MUITA PRÁTICA, QUE  ATÉ TINHA QUE ME FISCALISAR, DE ME LEMBRAR A TODO MOMENTO QUE EU NÃO ERA UM SACERDOTE. QUE EU NÃO PASSAVA DE UM LEIGO. QUE EU NÃO PODIA "DAR UMA"  DE PADRE.  MAIS PENSANDO A BEM DA IGREJA, NÃO EXAGEREMOS NESSAS CONSIDERAÇÕES.  PORQUE  O  CELEBRANTE LEIGO PODE MUITO BEM, CONDUZIR A TODOS A UM BOM MOMENTO DE INTROSPECÇÃO, DE MEDITAÇÃO SINCERA  QUE ATÉ SUBSTITUI A MISSA.  AFINAL, NÃO TEMOS A PRESENÇA DO SACERDOTE  E DA CONSGRAÇÃO, MAIS TEMOS A PALAVRA,  A  ORAÇÃO COMUNITÁRIA E INDIVIDUAL E A EUCARISTIA. DESTA FORMA,  PENSANDO  BEM, A CELEBRAÇÃO LEIGA NÃO É TÃO RUIM ASSIM, COMO ALGUMAS PESSOAS PENSAM.

 

Sal

Celebrações da Palavra

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário