Pesquisar neste blog

domingo, 16 de agosto de 2009

Anunciação (Mc 12,35-37)

         O anjo avisou a Maria que ela ia ter um filho por obra do Espírito Santo, porque para Deus nada  é impossível. Sendo assim, Jesus não é filho de José, nem tampouco de Davi, como muita gente acredita.

Da mesma forma que nos acostumamos dizer que acreditamos e amamos com o coração, o povo hebreu se acostumou a dizer que Jesus era filho de Davi.  E no evangelho de hoje, Jesus desfaz este engano baseando-se no  texto de um salmo escrito por Davi (Sl 110,1).  Deus e seu ungido (Jesus) são chamados de "senhor" pelo salmista Davi. Assim este ungido, com o qual é identificado Jesus, é senhor e não filho de Davi.  Foi por isso que Jesus disse:  "Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho?"

É assim, às vezes nos acostumamos a afirmar certas coisas sem mesmo questionar se é certo ou errado só porque a tradição cultural foi passando de boca em boca até chegar até nós.

Jesus Filho de Davi, é uma expressão popular oriunda da tradição judaica, em homenagem ao grande líder Davi. Acontece que a tradição messiânica  aguardava a vinda de um ungido (messias, do hebraico; cristo, do grego) igual ao antigo rei  Davi, que era chamado "filho de Davi".  Esse Messias seria um líder patriota que traria aos judeus a glória e o poder como fez o rei Davi, o grande chefe de um império.   Portanto, Filho de Davi, é só uma maneira de se expressar, que não corresponde à realidade.

Uma vez, uma senhora muito inteligente da catequese de adultos me perguntou: Professor. Tem uma coisa que eu não entendo.  Jesus é o Filho de Deus ou é filho de Davi? Porque se Ele for filho de Davi, como se explica a sua divindade? Porque Davi era um homem! Como estava no final daquele encontro catequético, e algumas pessoas até já tinham ido embora, e eu, confesso, não estava seguro quanto à resposta que deveria dar, respondi a ela brincando:  Olha, é exatamente, o assunto da próxima semana. Depois, corrigi, e falei: Veja. No próximo encontro eu prometo que lhe respondo, por dois motivos:  Primeiro, eu quero pesquisar isso mais um pouco, para lhe dar uma resposta melhor  daquela que eu daria nesse momento. Além disso, hoje já encerramos. Assim, da próxima vez todos participarão da sua pergunta. Prometo que será o primeiro assunto.   

Prezado catequista. Se você não tem certeza do que vai responder, peça com humildade um tempo para pesquisar. Se não encontrar a resposta em nenhum lugar, mande um e-mail para o nosso querido  Humberto Celau. Garanto que ele sabe, e vai lhe explicar com toda boa vontade.     

 

Salviano

CONHEÇA TAMBÉM O BLOG DAS CELEBRAÇÕES DA PALAVRA

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário