Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dois ou três tesouros (Mt 19,16-22) (17/08/09)

Aquele jovem que já seguia os mandamentos, pergunta a Jesus, o que mais ele tinha de fazer para alcançar vida eterna. Vai, vende todos os teus bens e dá o dinheiro para os pobres, e terás um tesouro no céu. Disse-lhe Jesus. O jovem ficou muito triste porque era muito rico.

Aquele jovem, como muita gente no mundo, havia acumulado, ou herdado um tesouro.  Hoje também existem muitas pessoas que investem no Banco Do Brasil, na Caixa Federal, e em outros bancos. Compram gado, terras ou imóveis porque a propaganda diz que este é o melhor negócio, o melhor investimento. Tais pessoas ao fazer todos os tipos de investimento, constroem  um tesouro na Terra.

Outras pessoas preferem construir  tesouros no céu. Optam pelo melhor investimento, embora muitos não concordam com isso, ou não sabem. Essas pessoas ajudam os pobres. Dando esmolas, ou contribuindo para que eles saiam da situação de miséria a que se encontram. Isto, porque às vezes, em vez de dar o peixe, é melhor  a gente dar o anzol para o sujeito ir pescar.

Acabamos de comparar dois tesouros. Um que é deste mundo, que nos dá muito prazer, segurança, conforto, vida tranqüila, nos faz importantes e muito respeitados. Porém, é um tesouro que apesar das precauções, como o seguro, por exemplo, é muito vulnerável. Uma crise financeira, um grande desfalque,  um roubo, um incêndio, são as traças que corroem  o tesouro terreno. Além disso, este tesouro fica para os outros quando morremos. Não levamos nada para a outra vida, a qual, não se sabe ao certo para onde se vai, mesmo porque o tesouro material não nos garante a vida eterna. Pelo contrário, pode mesmo nos fazer perdê-la. 

Já o outro tesouro acumulado no céu, apesar de não nos proporcionar grandes  prazeres nesta vida, nos garante estar um dia desfrutando a vida eterna. É o tesouro que os ladrões não levam, é o tesouro que as crises financeiras e os incêndios não destroem. 

Poderíamos idealizar um terceiro tesouro. Seria uma riqueza moderada, que desse muitos empregos, e cujos empreendimentos seriam diretamente direcionados para promover os menos favorecidos ou os excluídos da sociedade. Uma maravilha de tesouro! Mas a grande pergunta, é: Quem toparia se aventurar neste tipo de investimento?  Que tal você?

  

 HIGIENE É SAÚDE

        Hoje (17  agosto de 2009) foi o primeiro dia de retorno às aulas depois de umas férias prolongadas por causa da gripe suína.  Os alunos já estavam com muita saudade da escola, dos professores, e principalmente dos colegas. E agora, é assim: Álcool gel em todas as classes, muita gente lavando ou limpando as mãos, muita orientação sobre os procedimentos a ser observados, tais como:  janelas abertas para arejar a sala, limpar os objetos com álcool, etc. Porque todo cuidado é pouco para evitar a gripe assassina, ou suína.

        Mais foi preciso acontecer uma gripe suína para que nós acordássemos para os cuidados de higiene a que deveremos ter no nosso dia a dia. Quanta gente entra em um banheiro, faz as necessidades, e passa direto pelas torneiras sem lavar as mãos. Ou simplesmente molham as pontas dos dedos.  Quanta gente que come uma maçã ou qualquer fruta sem lavá-la.  Quantas vezes já comemos salada cujas verduras não foram lavadas de forma adequada, e que foi feita por mãos que não foram também lavadas. Quantas discussões já ocorreram porque os alunos fechavam as janelas da sala de aula alegando estar com frio. O mesmo sempre acontecia em salas de reuniões, ônibus e outros ambientes onde janelas e portas ficavam fechadas por causa do frio. Ar condicionado é um perigo. Pois ele não faz a exaustão do ar viciado ou contaminado do ambiente onde todos se encontram, e assim todos inspiram o que os outros respiram ou exalam.

E pensar que cerca de 80% das doenças são causadas por falta de cuidados com a higiene! Só não vamos agradecer a Deus pela gripe suína, por respeito aos nossos irmãos que morreram em decorrência dela.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário