Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fé e desapego (Mt 15,21-28) (05/08/09)

"Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada."

Hoje, novamente Jesus nos ensina que a fé é a única coisa que nos basta. É claro, que temos de fazer a nossa parte, não podemos ficar de braços cruzados alegando ter fé, e esperar que todas as coisas que precisamos nos caia do céu.

Ter fé é acreditar no Pai e no mistério de seu Filho Jesus Cristo, e não precisamos de mais nada, mesmo por que não interessa ficar acumulando tesouros nesta vida, onde a traça e os ladrões podem destruir e roubar. Mais sim, interessa acumular tesouros no céu.  Já sei o que você pensou. Você está imaginando que eu sou um franciscano descalço com uma túnica marrom e mais nada. Não. Eu sou um pecador igual a todo mundo, que preciso vigiar-me dia e noite, para  desapegar-me dos bens materiais, e dos enganos desse mundo cheio de ofertas nos comerciais de televisão. Precisamos das coisas materiais, que são como ferramentas que nos facilitam a sobrevivência, e a nossa atuação como missionários na divulgação do Reino de Deus. E veja. Como eu poderia escrever  estas reflexões e postá-las na internet se não tivesse um computador?

Então não se trata de não possuir absolutamente nada e viver "franciscanamente".  Porque assim, não poderemos evangelizar em grande escala.  Então como devemos ser  para imitar a Cristo?  Desapego, meu caro, minha cara! Desapego. Precisamos de um carro, podemos comprá-lo mais vamos usá-lo como se não estivesse usando, sem nos apegar a ele mais do que nos apegamos a Deus e nos dedicamos às pessoas. Jesus não tinha onde encostar a cabeça, e não precisava de mais nada nas circunstâncias, daquela época. Hoje, se Jesus estivesse aqui, Ele teria que andar de Carro, de avião, almoçar em restaurantes, a menos que usasse os seus poderes infinitos. 

Tentando concluir, é o seguinte: Ter fé é confiar em Deus, e não nos bens materiais. Fazer a nossa parte, e confiar no  poder de Deus e no seu amor para conosco, e usar as coisas que possuímos com se fossem apenas ferramentas para conseguirmos os nossos objetivos existenciais, sem nos apegar a elas.

 

Sal

VISITE O BLOG DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário