Pesquisar neste blog

domingo, 16 de agosto de 2009

O trabalhador (Jo 6,52-59)

O evangelho de hoje nos conduz a refletir sobre aquele que vende a sua força de trabalho por um prato de comida. O trabalhador.

Conheci um sujeito muito esperto que sempre repetia: "quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro". Pensando bem, se a gente reparar na sociedade, vamos perceber que aqueles que estão com muito dinheiro, nem sempre são os que trabalham muito. Por que aqueles que trabalham muito como a faxineira, o lavrador, o operário, esses não estão com muito dinheiro.

Meu irmão, Você que trabalha de sol a sol, que levanta e sai de casa ainda escuro e quando volta já está escuro, você que trabalha muito e ganha pouco, não se revolte contra Deus. Lembre das palavras de Jesus: " Felizes são aqueles têm fome e sede de justiça, pois eles serão saciados(na vida eterna);

Apesar da distribuição das riquezas ser uma grande injustiça, infelizmente é assim mesmo. Sempre teremos ricos e pobres.  Não. Eu não estou do lado dos ricos. Nem mesmo do lado dos pobres. Estou do lado da verdade. E na verdade, a distribuição das riquezas no planeta Terra é assim: 85 % dos bens terrenos estão nas mãos de uma minoria de 15% que são os ricos. (É, eles são minoria.) Sobrando apenas 15% das riquezas do mundo para a maioria que somos nós, os pobres que formamos 85 % da população mundial.  Infelizmente esta é uma das causas da violência.

Mas não vamos olhar os ricos como se eles fossem maus, e totalmente injustos, etc. Pois eles podem ser bons. Aliás, existem muitos ricos caridosos ou misericordiosos. E "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia."( na vida eterna)

É necessário que existam ricos. De quem são as fábricas que geram empregos? Dos ricos. Viu? Ricos e pobres formam o equilíbrio da sociedade. O problema é não achar que por causa da riqueza, não se precisa de Deus.

 

Salviano

CONHEÇA TAMBÉM O BLOG DAS CELEBRAÇÕES DA PALAVRA

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário