Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Tome sua cruz e siga-me (Mt 16,24-28) (07/08/09)

"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" 

O que significa  renuncie-se a si mesmo?    Significa não ser egoísta priorizando a sua vontade, mais sim a vontade do Pai. Significa dizer não para o seu corpo para poder receber o corpo e o sangue de Cristo menos indignamente. É entregar a sua vida para seguir e mostrar aos demais, o verdadeiro caminho verdade e vida.  É a vida do sacerdote. Ele renuncia a si mesmo, doando-se pela causa do reino de Deus, e grande será sua recompensa no céu.

E o que significa tomar uma cruz e seguir Jesus?  Nossa vida é rodeada de cruzes, as quais nem sempre as tomamos, nem sempre as assumimos, nem sempre aceitamos. É um paraplégico ou deficiente visual na nossa família, é o barulho e outros incômodos dos nossos vizinhos, é um filho ou filha que aprontou alguma, ou alguma pessoa no trabalho ou da família que nos maltrata, etc. São várias cruzes que temos de carregar, para poder seguir Jesus. Até mesmo carregamos tais cruzes, mais reclamando, xingando  blasfemando. Sim. É  blasfêmia maldizer as nossas cruzes, por que elas fazem parte do nosso viver. São permitidas por Deus por que precisamos delas, pode ser para nos purificar, para nos completar, ou para baixar a nossa crista de arrogância, ou mesmo porque as merecemos, pelo mau uso que fizemos da nossa liberdade. Em vez de xingar  ou amaldiçoar as suas cruzes, reze com força e peça a Deus o perdão dos seus pecados, para que você possa merecer a redução do peso delas.  Ah! Não se esqueça de oferecer todo dia o sofrimento decorrente das suas cruzes, em perdão dos seus pecados. Não existe um viver sem cruzes. Todos as temos. E só Jesus pode nos ajudar a atenuar o peso delas. Sabe como? Procurando fixar a nossa mente mais nas coisas agradáveis da nossa vida para esquecer um pouco as nossas cruzes. Se ficarmos só pensando no sofrimento das nossas cruzes ficarmos por demais infelizes.   Lembre-se do que Jesus disse: "Meu fardo é leve..."   Já reparou que ao contrário de um velório, em uma festa a gente foge quase que totalmente das nossas cruzes? Divertimos, sorrimos, dançamos, e nem pensamos nas cruzes. Nos dias de Natal e Ano Novo também. Comemos, bebemos, nos abraçamos, e não pensamos em coisas ruins. Depois voltamos a "vaca fria"  do nosso dia a dia para nos atormentar com o nosso pensamento dominante estacionado no peso das nossas cruzes.   Prezados irmãos: Vamos pedir a Deus paciência e forças para carregar as nossas cruzes.  Releia esta meditação quando as suas cruzes parecerem pesadas demais.

 

Sal

VISITE O BLOG DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



6 comentários:

  1. O verdadeiro significado quando Jesus disse sobre destruir o templo e reconstruí-lo em três dias, poucos entenderam. Falava do seu próprio corpo! A Ressureição. Da mesma maneira a CRUZ.Jesus deixou dois mandamentos, 1º Amar a Deus sobre todas as coisas e 2º Amar ao seu próximo ao seu próximo como a ti mesmo. Esta é a cruz que Cristo se referiu. Pois se trata de uma mandamento de Deus. Ele não disse pegue seus problemas e siga-me! Ele disse: Para me seguir vc tem que renunciar a si mesmo, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Imite-me!

    ResponderExcluir
  2. Não gostei,somos indignos desdo ventre de nossa mãe antes de nascermos ja somos pecadores,somos salvos,remidos e cuidados por pura misericórdia e não por dignidade,a Cruz tratada é consequência e não verbo....não é uma ação sua,é uma consequência de verdadeiramente servir a Cristo e não uma mera escolha que você toma,fazer coisas boas '' exercer a caridade não é sacrifício e seu dever como seguidor de Cristo isto o comentário está incorreto biblicamente,isso só serve pra massagear o seu ego."não vem de obras para que nenhum homem se glorie''

    ResponderExcluir
  3. Caros irmãos, Graça e Paz da parte do Senhor, a versão da minha bíblia diz assim: "E Jesus disse aos discipulos:
    -Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus proprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe"(MT, cap16,v24)
    Ai tipo nao estou entendendo o significado desta parte "esteja pronto para morrer como eu vou morrer" pq tipo na versao de vcs é diferente " tome sua cruz" ai o que vcs falaram faz sentido, mas pra linguagem da minha acho que não, o que vcs acham? .peço que me ajudem nisso pfvr, me expliquem o significado da minha versão

    ResponderExcluir
  4. Paz irmã eu pedi para Deus uma palavra para ajudar alguém e aí saiu essa palavra que que eu faço

    ResponderExcluir