Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Uma só carne (Mt 19,3-12) (14/08/09)

"O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne"

Quem casa quer casa longe da casa onde casa.  É um ditado que se refere à independência que o casal de jovens deve ter em relação aos pais, porque muitos casamentos já foram desfeitos pelos pais dos cônjuges, principalmente pela sogra.  Aí é que está o "x" da questão. A sogra, salvo casos especiais, não tem a menor intenção de prejudicar os recém-casados. Tudo ela faz com a melhor das intenções, isto é, só para ajudar aqueles jovens inexperientes em matéria de convivência a dois. Mais para o casal, as atitudes da sogra em relação a eles, não passam de interferências, ou intrometimentos, que tiram a sua liberdade, e a sua autoridade com relação aos filhos, e até interrompe a sua privacidade.  É uma situação complicada e geradora de brigas fatais entre os dois, porque se o marido reclama das interferências da sogra na vida dele, a esposa se ofende porque está falando da sua querida mãe. Do mesmo modo, por sua vez, o marido fica aborrecido quando a mulher reclama da sogra que é a mãe dele. E por aí vão as brigas que se avolumam a ponto de causar uma separação. Certa vez tive a honra de ser convidado para o casamento de um conceituado e bem sucedido empresário, da minha cidade, e no final da cerimônia, o sacerdote chamou as mães dos recém-casados até o altar, e mandou que as duas repetissem em voz alta, que não iriam se intrometer na vida dos dois. Todos os presentes levaram aquela cena na esportiva, e muitos até elogiaram a atitude daquele padre, principalmente quem já teve ou estava tendo algum tipo de aborrecimento por causa da sogra.  Está aqui uma bela sugestão aos celebrantes de casamentos: Convidar as sogras para fazer um juramento no altar, diante de Deus, que vão deixar os dois jovens viverem a sua vida, formando uma só carne. E por formar uma só carne, se entende que a partir do altar, o corpo de um passa a pertencer ao corpo do outro, o que não dá o direito nem a esse nem àquele de ter nenhuma aventura com o seu corpo fora do seu compromisso de casamento celebrado pelo ministro de Deus na presença e com o consentimento de Deus e tendo a sociedade local como testemunha. É Por isso que  o que Deus uniu, o homem ou a mulher não devem separar. E é bom lembrar que neste mandamento de Jesus  está incluída a sogra também.      

Maria, mãe da Sagrada Família. Rogai a Jesus pelas nossas famílias. Para que haja paz, amor, união, compreensão  e principalmente a presença de Deus em todas elas. Amém.

 

Sal

VISITE CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



8 comentários:

  1. Realmene presencie algo semelhante na cidade de Avanhava/SP, deve existir mais casos aqui é claro, mas nmeste, a SOGRA, para se casar há 38 anos atrás deu o golpe da barriga, ou seja, engravidou-se para poder casar, naquela época, isso era inaceitável, isso já prova o tipinho dessa coisa. Resultado a filha que nasceu desta união catastrófica, é depressiva e altamente revoltada com a vida; depois vieram mais dois filhos, não sei se filhos do mesmo pai. Logo, logo o marido começou a desconfiar do envolvimento dela com o primo dele, RAIMUNDO, que por isso começou a se embriagar; como a SOGRA era uma 'puta véia", não perdeu tempo, procuropu a justiça alegou estar sendo ameaçada, levou como testemunha a irmã de RAIMUNDO, seu amante, e o pobre coitado do corno do SOGRO foi retirado de casa à força, como cachorro sem dono. Nesta época a filha depressiva já estava casada, e a maledeta SOGRA começou a enchê-la de problemas, aterrorizando-a ainda mais como sempre fazia de costume, não rspeitando nem suas duas gravidez, nem os ressguardos. E em troca pelo terrorrismo pedia-lhe que mandasse dinheiro escondido do marido dela, a filha depresssiva que virou dependente da mãe puta disfarçada, pois ela não assumia seus casos extra-conjugais e sempre chorava e fazia se passar por vítima, deiando os filhos com pena dela. Daí uns tempo o corno do SOGRO faleceu de câncer e aí a bicha deitou e rolou, dividindo RAIMUNDO com a legítima mulher dele, agora coom mais tranquilidade. Mas não deixou de pedir dinmheiro e passar problemas para a filha. A filha de tão dependendte da puitra véia da mãe, chegoua dizer ao marido que o mais importante da vida dela era a mãe e os irmãos, pois os conhecia, respectivamente, há quase 40 e 30 anos; e oss filhos somente os conhecia há 10 e 12 anos. Resultado o casamento foi pro brejo.

    ResponderExcluir
  2. Eu também conheci um caso semelhante, onde o filho mais novo dessa SOGRA maldita, também ficou meio revoltado com a vida, enveredou-se por caminhos escusos, depois conhecia um empreguinhjo através do outro irmão que se tornoui político; mas todos passaram a extorquir a irmã casada, pedindo dinheiro à depressiva IRMA primogênita, escondido do marido dela; conseguiram construir uma casa nova para a mãe puta, acredito que como premio por ter matado o pai de desgosto; e sempre viveram na veia da irma. RESULTADOP, ficquei sabendo que o casamento da irmã DESABOU.

    ResponderExcluir
  3. Ô LOCO MEU! SE SOGRAS BEM INTENCIONADAS JÁ CAUSAM DESGRAÇA NO CASAMAENTO DOS FILHOS, IMAGINE UMA COBRA VENENOSA DESSA, SÓ DEUS PARA DAR CABO NUM BICHO DESSE! ISSO É COISA SATÂNICA.

    ResponderExcluir
  4. Essa história parece mais um conto, é impossível, ou no minimo algo muito estranho. Se essa história for verdadeira, que família é essa? Meu Deus! será que esses não tem vergonha na cara não, marmanjos, desonestos estragando o casamento da irmã. A Famíla é a célula mater da sociedade, e família é composta do marido, mulher e filhos - ninguém pode interferir nela. Pais, mães e irmãos devem ajudar, se possível, mas atrapalhar nunca. Sinto pena dessas crianças que, com certeza, serão as maiores penalizadas por isso. A mulher que deixa sua mãe interferir no seu casamento também boa coisa não deve ser.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se os irmãos dessa Separada vão ajudar os filhos dela, principalmente quando se casarem e cosntituirem suas famílias, será que vão deixar de cuidar de seus filhos para ajudar os filhos da irmã? Duvido que isso vai acontecer, mas essa separada também boa coisa não deve ser senão jamais deixaria sua mãe, sabendo que é puta e seus irmãos inerferirem no casaamento dela.

    ResponderExcluir
  6. Que tragédia é essa, será que esta prostitura não para pensar na desgraça que fez e continua fazendo. Agora ensinando o filho problemático, em razão de suas atitudes, compensando-o com ensinamentos de esperteza, safadeza e enganação, e o pior, destruindo a vida da irmã.

    ResponderExcluir
  7. PERAÍ,A PALAVRA DE DEUS DIZ ASSIM ;ninguem vai ao pai se não for por MIM(JESUS CRISTO)
    PORQUE ENTÃO TU VAI PEDIR A MARIA,QUE NÃO É MÃE DE DEUS COIZISSIMA NENHUMA.
    ROGAI AO PAI ATRAVEZ DO FILHO,NÃO AOS SANTOS QUE SÃO HOMEM IGUAIS A NÓS,CORPO ALMA ESPIRITO
    QUE DEUS TE ABENÇOE EM CRISTO JESUS
    A GRANDE BABILONIA VAI CAIR!!!!!!!!!!! EM NOME DE JESUS

    ResponderExcluir
  8. sou católica mas concordo com vc ...

    ResponderExcluir