Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O caso do homem da mão seca (Lc 6,6-11) (07/09/09)

        Este texto relata mais uma cura de Jesus realizada num sábado. É o caso do homem da mão seca.

Escribas e fariseus já não reagem aos atos problemáticos do ministério de Jesus, mas estão procurando encontrar novas dificuldades. Jesus já sabendo que é inútil tentar manter em segredo seus atos prodigiosos, não evita também o confronto com seus inimigos e até os provoca para fazer novas declarações sobre o sábado e expor os falsos motivos que os movem.

Para os fariseus a Lei permitia, no sábado, os trabalhos médicos apenas para partos, circuncisão e doença mortal. Jesus não mais pergunta se é lícito curar num sábado, mas questiona o propósito do sábado, dia dado por Deus ao povo para seu bem, perguntando se um judeu praticante não deveria fazer o bem em vez do mal nesse dia. Com isso Ele quer mostrar que deixar de fazer o bem que pode ser feito é uma atitude de maldade, ou seja, não pratica o bem aquele que deixa uma pessoa sofrer sem necessidade. Para Jesus a Lei do sábado deve ser interpretada como libertação e vida. Mas os inimigos de Jesus não O ouvem mais, já se decidiram, planejam sua morte, pois sentem-se ameaçados ante as propostas de religião e sociedade divulgadas por Jesus e tão diferentes das idéias que eles tinham.

Como vemos, Jesus é perseguido e agredido por sua interpretação da Lei do sábado, mas nunca a profanou ou negou a santidade desse dia. Por isso, nós também devemos guardar o domingo, como dia do Senhor, quando devemos praticar obras de misericórdia, descansar física e espiritualmente e cultivar a vida familiar, social, cultural e religiosa. Desta forma, seremos  colaboradores eficazes na obra de Deus.

E mais que tudo, peçamos a Deus que nos livre da intransigência, da insensibilidade, do mal juízo e de todo pensamento que retire nossa liberdade, que nos escravize.

 

Maria Cecília

mc_kairos@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário