Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Perseguição e idolatria (Lc 11,47-54) (15/10/09)

        Jesus, neste evangelho, está denunciando aqueles, cujos pais perseguiram os profetas. Estamos falando dos escribas e fariseus, que Jesus não tinha medo de revelar sua podridão interior para o grande público que o rodeava. Esse grupo de judeus orientados pelos doutores da Lei, os quais não admitiam que alguém soubesse mais que eles, continuavam a fazer o que os seus pais faziam: perseguir Jesus.

        Hoje, também os católicos engajados não pensem que estão livres de perseguições. Graças a Deus tenho recebido muitos comentários de leitores que me elogiam, assim como também recebo vez ou outra alguma crítica pelas minhas afirmações em defesa e em favor da Igreja Católica.

        Em uma dessas críticas alguém me chamou de idólatra. Gostaria de responder a esta pessoa, que eu não sou idólatra. Não me ponho diante de uma imagem de nenhum santo para fazer orações. As imagens são semelhantes às fotos. Elas nos lembram a pessoa do santo, mas não é o santo que está lá. Você não seria capaz de cuspir, ou colocar no chão e pisar na foto de sua mãe. Certo? Porque isso seria uma grande falta de respeito, e se ela ficasse sabendo disso, ficaria muito magoada com você.

        Então a imagem de Maria nos faz lembrar a sua pessoa. Aquela imagem não é a mãe de Jesus.  Se algum cristão se prostra diante de uma imagem e fica rezando, é porque ele não foi esclarecido o suficiente, a respeito das imagens. Mais isso não justifica afirmar que os católicos são idólatras. Nós usamos visuais como a Cruz, porque somos seres áudio-visivos, ou seja, 80% da nossa percepção extramentel, ou percepção do mundo exterior, é feita pela visão e um pouco pela audição. É por isso que a televisão e o cinema nos atrai tanto, mesmo que estejam mostrando coisa absurdas. Então, os visuais expostos na nossa Igreja, não são ídolos. Ídolos são aqueles que estão espalhados por todos os cantos e até dentro da casa de quem me chamou de idólatra. São bens matérias que as pessoas adoram tanto: Computadores, videogames, jóias, carros, casas, até os enfeites da sua sala, como flores, cortinas, estante que você cuida com tanto zelo e que briga com as crianças quando as estragam, etc.  Então, dessa forma, você também é idólatra. Por isso, primeiro tire a trave do teu olho, para poder enxergar o cisco que está no meu. 

 

Sal

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



3 comentários:

  1. O QUE ME DIZ DESSAS PESSOAS QUE MORREM E VOCÊS DIZEM QUE SE TORNARAM SANTA E QUE ATÉ FAZEM MILAGRES?‏
    QUE DIREITO TEM O PAPA DE AFIRMAR QUE UMA PESSOA QUE MORREU VIROU SANTA?‏
    A PALAVRA DIZ QUE O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM É JESUS E QUE NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR ELE.
    A BÍBLIA NÃO DIZ QUE JESUS É UM CAMINHO E UMA VERDADE,ELA DIZ QUE ELE É O CAMINHO E A VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. Você já refletiu no salmo 115?‏

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo do dia 14 de Outubro, o meu irmão ou minha irmã, se você ler em Gênesis 1,27 lemos "O homem é um ser criado à imagem e semelhança de Deus. Já em Levítico 11,44 Lemos "Eu sou Javé, o Deus de vocês. E vocês foram santificados e se tornaram santos, porque eu sou Santo". Ora se em Gênesis vemos que nos fomos criados à imagem e semelhança de Deus e em Levítico lemos que Deus é Santo, por isso temos os santos porque eles viveram a vida na santidade. Amém!

    ResponderExcluir