Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Seria eu, um fariseu? (Lc 11,37-41) (13/10/09)

        Aqui temos mais uma típica cena de seguidores ferrenhos dos ritos em choque com o despojamento de Cristo. No contexto histórico da época, podemos dizer que para os fariseus, doutores da lei, era inconcebível certos atos como por exemplo, não lavar as mãos antes de comer. Quando eles convidavam Jesus para uma refeição, como é o caso, eles na verdade não queriam ser "legais" com ele, queriam mesmo montar uma armadilha. Só que Jesus "tava ligado" na intenção daqueles homens, Jesus era "sabido" demais. E os repreende, com o discurso clássico que os ritos são vazios, visto que por dentro, aqueles homens não têm nada do que Deus realmente deseja deles.

        Agora, peço que façamos uma reflexão profunda de nosso dia-a-dia. Quantas vezes agimos como este fariseu. As regras, etiquetas, o senso comum dentro de uma sociedade nos leva muitas vezes a agirmos com ar de superioridade, achamos que estamos acima de pessoas que não tiveram uma boa educação ou oportunidade de aprender como se comportar numa mesa, por exemplo. Quantas vezes em me pego com um olhar critico em direção à minha avó, mulher simples, nascida e criada no interior da Paraíba, me incomodando a maneira que ela se comporta algumas vezes à mesa. Que tolice a minha. Como posso eu, cheia de pecados e faltas, me incomodar com uma simples quebra de etiqueta? Seria eu, um fariseu?

        Meus irmãos e minha irmãs, a Palavra de Deus tem o poder de se atualizar cada vez que a lemos, nos deparamos com situações que ocorrem a milhares de anos atrás, mas podemos muito bem transporta-las para os dias de hoje e facilmente, infelizmente, nos achamos nas mesmas situações de outrora. Todavia, conhecemos a misericórdia de Deus e sabemos o que fazer: Seguir a Cristo, viver o Amor. Não podemos nos desanimar.

        Senhor, dai-nos a força para tiramos de nosso coração nossos egoísmos e nossos padrões que muitas vezes nos afastam de Ti. Que sejamos como Cristo que seguia somente uma regra: o Amor. Amém.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário