Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Renunciar para seguir Jesus (Lc 14,25-33) (04/11/09)

 "Se alguém vem a mim e não odiar  seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo".

          Jesus  usa o termo odiar, que é um exagero semítico para explicar que para seguir Jesus, é preciso renunciar tudo e a todos  que ficam no caminho do compromisso total  com Jesus, mesmo que sejam parentes próximos. Nesse sentido, "odiar" significa "preferir menos", e não o ódio que habitualmente conhecemos.

        Como vemos, ser discípulo, ser sacerdote, é se entregar. É morrer para si. Tanto é que até um dia desses, os padres usavam batina preta, para significar mortalha, morte para si, entrega total ao serviço de do Reino. Por isso, o sacerdócio deve ser decidido com prudente deliberação.

        Jesus usa dois exemplos: o construtor sábio não começaria um projeto sem avaliar sua capacidade para terminá-lo; somente um louco iria para o combate sem conside­rar as probabilidades de vitória.

         Para o discípulo cristão, o sen­tido é que a renúncia é o sal do discipulado. Quando um seguidor de Jesus começa a ocultar alguma coisa, o discipulado se torna uma charada.  A parábola do sal tem várias aplicações. No Evangelho de Mateus, está ligada à imagem da luz e é usada em termos de bom exemplo (Mt 5,13); em Marcos, o sal é fonte de paz na comunidade (Me 9,50).

        É por isso que a decisão de ser sacerdote deve ser uma coisa muito bem pensada. E nos tempos atuais, a coisa fica muito mais difícil, porque o sacerdote é bombardeado por todos os lados, por uma enxurrada de sensualidade que lhe invade os sentidos principalmente os olhos. É  pela televisão, pela internet, pelos filmes e até andando pelas ruas.  Assim, fica muito difícil não obstante a graça de Deus e a ajuda da Mãe castíssima, um padre negar a si mesmo, dizendo não a sua sexualidade.

        Tenho a impressão que se Cristo Jesus andasse hoje pelas nossas comunidades, provavelmente faria algumas concessões na preparação dos novos padres, ou mesmo na vida dos sacerdotes já existentes, talvez mudando o celibato  obrigatório, para um celibato opcional. E com certeza, teríamos muito mais sacerdotes.

 

Sal

Visite também: HOMILIA DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



3 comentários:

  1. https://www.bible.com/pt/bible/211/luk.14. Esse link é da biblia tbm, desse mesmo capítulo, forte a meditação

    ResponderExcluir
  2. Imagem? No Evangelho de Mateus, está ligada à imagem da luz e é usada em termos de bom exemplo (Mt 5,13); https://www.bible.com/pt/bible/211/mat.5. Aonde está escrito imagem de luz? Por favor

    ResponderExcluir
  3. "Tenho a impressão que se Cristo Jesus andasse hoje pelas nossas comunidades, provavelmente faria algumas concessões na preparação dos novos padres, ou mesmo na vida dos sacerdotes já existentes, talvez mudando o celibato obrigatório, para um celibato opcional. E com certeza, teríamos muito mais sacerdotes."

    Aonde está escrito que Jesus falou para que quem quisesse ser sacerdote aderisse ao celibato?

    ResponderExcluir