Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Por que temeis, homens de pouca fé? (Mt 8,23-27) (30/06/09)

Também nós, no mar de nossa vida, enfrentamos de vez em quando, algumas tempestades: Um acidente, uma briga, na hora do desemprego, o filho que seguiu o caminho errado na vida, a filha que fugiu de casa com o rapaz que não era bem a sua outra metade, etc. Todas essas tempestades nos pegam de surpresa, no momento em que menos esperamos um contratempo. E qual tem sido a nossa reação? Rezar? Pedir ajuda ao pessoal da pastoral? Pedir a visita do padre em nossa casa? Xingar? Descabelar? Revoltar-se contra Deus? E depois dizer que não vai mais à missa?  Etc.

Acontece que a nossa atitude ou a reação diante do mar revolto, vai depender única e exclusivamente da nossa fé. Se realmente temos fé, vamos estar derrotados, doloridos, sentidos, sofrendo muito, mais tudo isso com a calma de quem sabe que alguém que tem o poder sobre tudo, nunca dorme. E está sempre ao nosso lado, tanto na hora da calmaria, como na hora  da tempestade. Acontece, que quando na nossa viagem marítima o sol brilha na nossa escuna, o vento é só uma brisa, e estamos curtindo um cruzeiro particular inesquecível, de vento em poupa, nem pensamos em agradecer ao Pai que nos proporcionou aquilo tudo, e que apesar da nossa indiferença, está sempre do nosso lado.  Mais quando o tempo vira, e o mar se agita, quando o barco da nossa vida está quase virando inundado de tantos problemas, é nessa hora que nos lembramos de gritar. Senhor, Senhor não vai fazer nada? Vai me deixar morrer aqui?

" Por que temeis, homens de pouca fé?"   Não contem para ninguém, mas eu confesso que já "amarelei" diante de algumas tempestades. Diante de uma agulha mais ou menos da grossura de uma agulha de crochê na mão de um estagiário que ia fazer uma Mielografia na minha coluna no lugar do meu médico de confiança que teve de atender uma grande emergência, naquele momento, eu entrei em pânico, reclamei, quase chorei, mas finalmente recorri a Deus e consegui submeter-me àquela tortura e hoje estamos aqui.

 

Sal 

http://catequeseatual.blogspot.com/

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



segunda-feira, 29 de junho de 2009

Seguir Jesus é doar-se (Mt 8,18-22) (29/06/09)

Um escriba se mostra disposto a seguir Jesus. "Respondeu Jesus: As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."

Jesus fala que para segui-lo é necessário ser uma pessoa despojada de si mesma, sem reservas, sem apegos às coisas desse mundo, sem ser meio lá meio cá.  É o caso dos nossos sacerdotes, que morrem para si mesmo e se entregam  para continuar a missão de Jesus. Para isso é preciso ter coragem!  Não é coisa muito fácil. Pois o sacerdote olha do lado e vê as pessoas integradas  mal ou bem com suas famílias. E ele, na solidão. Eu estudei para padre. Fiz Filosofia e teologia. Ao terminar o curso de filosofia, ou seminário menor,  sofri um acidente de carro, depois que me recuperei fisicamente , eu desisti do sacerdócio por que percebi que não iria suportar o peso da solidão. Talvez eu até fosse um bom padre  se não tivesse que ser celibatário. Nós, os membros da comunidade paroquial, temos que dar todo apoio possível ao sacerdote, convidando-o para almoçar em nossa casa, ficando mais tempo em sua companhia, dando todo o carinho fraterno que ele merece e precisa para não se lembrar que é um celibatário. Porque o problema é parecido com o seguinte exemplo: A Televisão, no seu noticiário, anunciou que a partir do meio dia vamos ficar sem água por cinco dias. Que acontece na nossa mente? Ficamos com sede  na hora. Só de pensar que não terá água, além da sede, começamos a nos sentir sujos, até com coceiras pelo corpo com vontade de tomar aquele banho. É o que acontece com o seminarista. Só de saber que não poderá se casar, ele sente mais vontade de construir um a família. Outros jovens solteiros da sua idade, nem estão pensando no assunto. É igual a pessoa que mora em frente ao mar. Fica dias, até meses sem ir à praia. Ela pensa. A praia está aí mesmo, quando eu quiser, eu vou. Hoje não. Deixa para outro dia. Assim, os dias vão se passando, e aquela pessoa nem se preocupa com a praia. Ao contrário, uma pessoa que mora longe do mar, fica pensando o verão inteiro como seria bom morar perto da praia para  tomar banho de mar todos os dias!  E quando tem a oportunidade de ir ao mar, aproveita tanto como se fosse morrer amanhã. Isso é parecido com o problema do celibato. Se ele não fosse obrigatório, os seminaristas e padres não teriam nenhuma complicação com relação à solidão. Já sei que você está se preparando para mandar-me um recado dizendo que o problema da solidão é superado com a graça de Deus, e da Virgem Maria. Claro, que é. Mas não se esqueça das tentações do mundo atual que nos cercam por todos os lados. Na rua, na internet, no cinema, na televisão, até quando olho para fora pela janela do meu quarto. 

 

Sal

http://catequeseatual.blogspot.com/   

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



domingo, 28 de junho de 2009

Jesus funda a sua igreja (Mt 16,13-19) (28/06/09)

Antífona da entrada: Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

Oração do dia

Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e são Paulo, concedei á vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

 

COMENTÁRIO SOBRE O LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS.

(Atos 12,1-11)

E a velha raposa, o  rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar, e para agradar os judeus. Mandou prender Pedro, mas o anjo do Senhor veio em sua defesa soltando na presença dos guardas.

Acontece, que Pedro, o Primeiro papa, não poderia ser humilhado por muito tempo. Foi por isso que Deus enviou o seu anjo fazendo assim uma intervenção direta para libertar o seu escolhido para ser a primeira pedra na construção da sua Igreja. Por um instante, Pedro até pensou que estivesse sonhando. Mas ao ver o anjo desaparecer quando a sua libertação estava concluída, ele pensou: agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou das mãos de Herodes e da maldade do povo judeu. Irmãos: Este milagre se fez por causa da promessa de Cristo com relação à sua Igreja que acabara de ser fundada por Ele. Promessa de proteger e defender a sua Igreja até o fim dos tempos.

Leitura (Timóteo 4,6-8.17-18)

Na segunda carta de Paulo a Timóteo, ele conclui o seu gigantesco trabalho missionário, afirmando que: "estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima." Paulo considera a sua morte uma libertação, na certeza de que irá para junto de Deus. Paulo afirma que fez um bom trabalho, e reconhece que só conseguiu isso por ter sempre a presença de Deus em sua vida, não obstante toda perseguição pela qual passou. "...o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos."

 

COMENTARIO DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS

 (Mateus 16,13-19)

Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).

Aqui estamos diante da ordenação do primeiro papa, Pedro, e a instituição ou criação da Igreja Católica, a única que foi fundada por Deus na pessoa de Jesus Cristo. Todas as demais igrejas do Planeta Terra, foram fundadas por homens humanos iguais a mim e a você, sujeitos a muitos erros. E tem mais. Jesus promete que os poderes dos infernos não abalarão as estruturas na nossa Igreja. Satanás não terá poder nenhum sobre os nossos padres, nossos irmãos engajados e unidos no amor de Cristo para anunciar o evangelho. Caso você sinta a presença de Satanás em algum momento tentando arrastá-lo para o seu lado, é só dizer: Satanás, eu te ordeno em NOME DE JESUS que se afaste daqui! Repita várias vezes. Pois Satanás treme diante do nome de Jesus. 

"Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!...  ...Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus".  É por isso que a fé é um dom de Deus. É Ele que nos faz perceber, entender, e crer nos mistério da encarnação e redenção de seu Filho.  Somos escolhidos para crer, para aceitar Jesus e seu projeto de salvação, no qual trabalhamos, não que Deus precise de nós, mais porque Ele quis contar conosco na realização de seu plano se salvação. E para nós é uma grande hora contar com a confiança, a escolha, com o chamado de Deus para fazer parte do trabalho missionário da Igreja iniciada por Pedro e os apóstolos. Que tenhamos a coragem de Paulo que aceitava a morte como uma libertação, e afirmou que o viver é Cristo e  o morrer é lucro. A partir do momento que nos desprendemos de nós mesmos, que como Paulo considerar que o nosso viver é Cristo, que deixemos que Deus dirija e governe totalmente a nossa vida 24 horas, estaremos realmente engajados no projeto de Deus, e podemos confiar na sua promessa de nos proteger e também de nos iluminar através do Espírito Santo.  

=================================================

ORAÇÃO

Creio na Igreja católica, una santa e pecadora, fundada por Jesus cristo para a nossa salvação. Quero sempre ser fiel à minha Igreja. Quero servi-la, defendê-la, e respeitá-la, nunca fomentar a discórdia entre os seus membros aos quais eu faço parte e pretendo assim continuar até o fim de minha vida. Amém. 

 

Sal

Conheça o Blog CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



sábado, 27 de junho de 2009

Jesus cura à distância (Mt 8,5-17) (27/06/09)

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

 

Oração do dia

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

COMENTÁRIO DA LEITURA DO LIVRO DE GÊNESIS   (Gênesis 18,1-15)

Deus  apareceu a Abraão nas pessoa de três homens  que anunciam a gravidez de sua mulher (que já se encontra em idade avançada), dentro de um ano.

Sara, tua mulher, terá um filho...  ...Abraão e Sara eram velhos, de idade avançada, e Sara tinha já passado da idade.

Sara duvidou, até riu, quando escutou a afirmação dos anjos. Porém, em menos de um ano, tudo aconteceu conforme o anunciado naquele dia, por que para Deus tudo é possível.

Abraão, foi um escolhido de Deus, Sua vida passa a ser totalmente controlada pelo Senhor, porque Abraão, concorda plenamente com o reino de Deus em sua vida. A sua resposta ao convite de Deus, é SIM.

Qual a nossa resposta ao chamado de Deus hoje? Será que fingimos não ouvir, não entender nada? Deus fala conosco todo dia através das pessoas, através dos acontecimentos. É só a gente prestar atenção que vamos ver e ouvir Deus falando, nos convidando, nos preparando para uma missão. Neste momento, através desta meditação, Deus está falando comigo, com você.

Jovem: Tem certeza que Deus nunca o convidou para ser um padre?

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO MATEUS

(Mateus 8,5-17)

Neste evangelho vamos rever vários milagres realizados por Cristo, começando pelo servo do centurião o qual demonstra muita confiança no poder de Jesus, afirmando que Ele não precisava ir até a sua casa para realizar o milagre que ele pedia. Jesus até se dispôs a ir. "Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei." Porém, o centurião se julgava indigno da sua visita, porque ele era um dominador romano, e o povo poderia se revoltar se o Mestre o visitasse.

Também somos sempre indignos da visita de Cristo à nossa casa, a nossa alma. Somos também indignos de receber as graças que ousamos pedir-lhe todos os dias. É por isso que devemos preceder aos nossos pedidos, um pedido de perdão.

E Jesus fica admirado com a fé daquele homem. "Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel."   Jesus mais uma vez demonstra sua indignação pela incredulidade dos líderes judaicos, e afirma que pessoas outras de outros lugares irão para o reino do céu, enquanto que os descendentes do próprio povo de Deus, pela sua indiferença ao Filho de Deus, irão para o inferno. E aqui, Jesus também faz referência ao Fogo Eterno. Tem gente que diz. O inferno é aqui mesmo nesta vida. Isso nada mais é que uma grande evasiva para se livrar, ou se desculpar por não procurar Deus através da Sua Igreja.

"Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes".

E Jesus realiza aquela cura à distância, mesmo antes da invenção do controle remoto. Então, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé. Na mesma hora o servo ficou curado."

 

 ============================

ORAÇÃO FINAL

Deus Pai, bondoso e poderoso. Não olheis os meus pecados mais sim a minha fé, e atenda os meus pedidos em nome de Jesus.  Sei que mereço sofrer sem parar, pois sou um(a) miserável pecador. Mais Pai de misericórdia. Se me perdoas, poderei alcançar a graça que neste momento te peço. (Faça o seu pedido)... Por nosso Senhor Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Sal

Deus quer falar mais com você no blog CATEQUESE ATUAL  

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Eu não sou digno... (Mt 8,5-17) (27/06/09)

Quantas pessoas escuto dizer que a Missa é sempre a mesma coisa. Antes de entender o mistério da Santa Missa, concordava com isso, achava mesmo repetitivo, sempre as mesmas palavras, respostas, mesmos gestos, todavia, quando passei a entender o tesouro que é, nunca mais nenhuma Missa foi igual para mim, nem mesmo aquelas que celebro duas vezes no mesmo dia.

Certo dia, estava mal com alguma coisa, não me recordo exatamente o que era, mas achei que não deveria comungar, que precisava me confessar antes. Estava decidida, mas quando o Padre continuou a oração depois da Paz, e toda a comunidade inclusive eu, dissemos em voz alta e em bom som: SENHOR, NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA MORADA, MAS DIZEI UMA SÓ PALAVRA E SEREI SALVO.  Aquela frase, que na verdade é tirada dessa passagem teve um significado diferente para mim. O soldado falava de casa, estrutura imóvel, material, mas eu falo aqui de alma. De fato não somos dignos de Cristo, mas Ele nos quis assim, humanos, pecadores, quis tanto que bastando uma palavra Sua, tudo que era velho torna-se novo, o que era morte transforma-se em vida.

A fé daquele homem foi suficiente para que seu empregado fosse curado e ele expressou sua fé naqueles dizeres, e porque é tão difícil para nós sermos participantes deste milagre diário, se formos à Missa todos os dias, todos os dias iremos proferir essas palavras, mas porque mesmo assim, não acreditamos que Deus poderá entrar dentro de nossa casa e fazer o milagre?

Somos, sim, pecadores e devemos sempre procurar o caminho reto, não devemos nos acomodar na benevolência e misericórdia de Deus, porque Ele também pedirá contas de nossos atos, mas devemos, sim, nos sentir amados e queridos, dignos não por merecimento, mas por bondade de Deus e tomar posse desse Amor, sabendo que nada poderá nos separar do Amor de Deus, pois somente com uma palavra Ele nos livra de toda tristeza, rancor, angústia, precisamos somente, abrir nossos ouvidos e coração à voz de Deus, que é suave e doce.

Ah! Pra terminar a história, comunguei naquele dia, mas logo depois da Missa fui procurar o Padre pra me confessar.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



sexta-feira, 26 de junho de 2009

A humildade que leva à cura (Mt 8,1-4) (26/06/09)

Uma vez, um palestrante que falava sobre como alcançar a cura, nos dava 14 passos para alcançar essa graça. Um deles, era a humildade, e ele usou justamente essa passagem para exemplificar. Moisés Martins, o palestrante, dizia que quando o leproso coloca nas mãos de Jesus a decisão de cura-lo ou não, mostra que ele se entregou à vontade de Deus, ele demonstra uma vontade de ser curado, se não, não iria atrás dele, nem se dirigiria a ele, mas deixa bem claro que isso acontecerá se Jesus quiser. E claro que Ele quer.

Jesus vem para expiar nossos pecados, ao curar o leproso o livra de uma vida totalmente marginal, sem alegria, excluído. É isso que o pecado faz em nossa vida, nos deixa fora das graças de Deus, não porque somos pecadores, mas porque quando estamos em pecado, não conseguimos enxergar o Amor de Deus, que independente do erro, nos ama.

Mas, muitas vezes nos tornamos escravos de nossos pecados, ficamos paralisados, quase tratamos aquele pecado como de estimação, por vontade própria, preferimos continuar no erro, porque é difícil demais sair da comodidade que estamos, daquela situação que se instalou. É difícil demais sair de nossos cantos, buscar a cura, assumir que não estamos bem, que precisamos ser curados. Mas, somente quando somos humildes o suficiente para assumir que precisamos de Deus, que precisamos sair dessa lepra pessoal, social, é que vamos verdadeiramente deixar Deus ser Deus e limpar, curar nossos corações.

Senhor, fica comigo, abre meu coração para que eu possa correr atrás da minha cura, que eu possa voltar meus olhos à Ti e entregar-me a Tua vontade. Que eu possa ser instrumento de cura para os marginalizados e excluídos, que eu possa levar sempre Teu Amor a todos, para que todos possam sentir-se curados, queridos e amados por Ti.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Jesus cura um leproso (Mt 8,1-4) (26/06/09)

No tempo de Jesus a lepra era uma doença incurável. Os leprosos ficavam em um lugar isolado de todos. Se por acaso um deles precisasse andar no meio das pessoas, teriam que tocar um sino e gritar bem alto. Aqui vai passando um imundo. Não se aproximem. Era um a situação humilhante, visto que a lepra era considerada uma grande impureza. Caso um leproso ficasse curado, ele teria que se apresentar ao sacerdote que o examinava e em seguida o liberava para andar normalmente em público como qualquer pessoa.  Foi por isso que Jesus ordenou que aquele ex-leproso fosse imediatamente se apresentar ao sacerdote. No mesmo instante, a lepra desapareceu. A cura realizada por Jesus tem como uma demonstração de poder divino se realizando na sua pessoa, mas também tem um caráter de libertação da exclusão social, resultante do iníquo sistema religioso. Jesus naquele momento, respeita aquele sistema vigente enviando aquele homem de fé para se apresentar aos sacerdotes, para não complicar a vida daquele ex-doente perante os líderes judaicos, favorece sua integração social conforme o costume.  O leproso surge da multidão e apela ao poder de Jesus para purificá-lo. Jesus, não tem nojo de tocar um  homem impuro, para o assombro de muita gente, principalmente os líderes religiosos. E aquele homem, vai confirmar diante dos sacerdotes que foi Jesus quem o curou, o que contribui para a inveja e raiva deles com relação ao Filho de Deus.

Será que nós não ficaríamos com receio de colocar a nossa mão naquele leproso? Sim devemos tomar todos os cuidados de higiene para não nos contaminar na hora de cuidar de um doente, mas façamos isso com a devida sutileza para não ofender o nosso irmão ou irmã enferma. Em certas culturas, beber no mesmo copo, é sinal de compartilhar, de amizade, de respeito, etc. Mas isso não é uma prática boa para a saúde, principalmente em se tratando de doença infecto-contagiosa. A mesma coisa, serve para os ministros da eucaristia, que devem lavar suas mãos antes da missa, e simbolicamente no altar antes de distribuir o corpo de Cristo. Higiene é saúde. Tendo bons hábitos de higiene, evitaremos muitas doenças.

 

Sal

Visite também CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 

JESUS. CURA AS DORES QUE SINTO. DÊ-ME SAÚDE E DISPOSIÇÃO PARA PODER CONTINUAR O MEU TRABALHO MISSIONÁRIO. PEÇO-VOS TAMBÉM PELA SAÚDE  DE...



quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sugestões de reflexões para a semana (22/06/09 a 28/06/09)

        Nas leituras desta semana Jesus continua dando várias lições de conduta e moral, e no final da semana, realiza curas bem especiais. Além disso, temos um dia especial no meio da semana, que é a quarta-feira, dia de São João Batista! Em todo o nordeste brasileiro este dia é bastante comemorado, no entanto, o santo do dia ficaria escandalizado se visse o tipo de festa para o qual andam usando o seu nome, ainda mais sendo reto como ele era.

        Façamos, então, a nossa parte... mas que essa parte produza uma diferença positiva não só na nossa vida, mas na vida do máximo de pessoas que pudermos trazer para O Caminho, A Verdade e A Vida.

        Boa leitura!

 

Segunda-feira (22/06/09) (Mt 7,1-5)

- Quem sou eu para julgar (Ana Luíza Medeiros)

- "Não julgueis, e não sereis julgados." (Salviano)

- Aos que têm facilidade em encontrar defeitos (Jailson Ferreira)

 

Terça-feira (23/06/09) (Mt 7,6.12-14)

- Coração aberto para conhecer, experimentar e permanecer em Jesus (Ana Luíza Medeiros)

- Pérolas aos porcos (Salviano)

 

Quarta-feira (24/06/09) (Lc 1,57-66.80)

- João prepara o caminho do Senhor (Salviano)

- O cântico de Zacarias, pai de João Batista (Jailson Ferreira)

- Festa de São João Batista: Religiosa ou profana? (Jailson Ferreira)

 

Quinta-feira (25/06/09) (Mt 7,21-29)

- Falamos demais e fazemos de menos (Ana Luíza Medeiros)

- Como fazer a vontade do Pai (Salviano)

- O Reino dos Céus é para quem tem coragem!!! (Victor Rangel)

- Sua ação revela sua decisão! (Humberto Selau)

- Onde você está construindo a sua "casa"? (Jailson Ferreira)

 

Sexta-feira (26/06/09) (Mt 8,1-4)

- Jesus cura um leproso (Salviano)

- A humildade que leva à cura (Ana Luíza Medeiros)

- Quando Jesus age, a cura é completa! (José Machado Filho)

 

Sábado (27/06/09) (Mt 8,5-17)

- Jesus cura à distância (Salviano)

- Eu não sou digno... (Ana Luíza Medeiros)

- Fé, humildade e sabedoria: Também podemos ter (Manuele Jardim Pimentel)

- Exercitando a fé, a humildade e a amizade (Jailson Ferreira)

 

Domingo (28/06/09) (Mt 16,13-19)

- Jesus funda a sua igreja (Salviano)

- Jesus é o Cristo (Victor Rangel)

- Jesus, filho de Deus e nosso Salvador!!! (Rosa Camila)

- A fé exige o comprometimento (José Machado Filho)

- Hoje é dia de vestibular! Você está preparado? (Humberto Selau)

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Falamos demais e fazemos de menos (Mt 7,21-29) (25/06/09)

Para alguns, é muito fácil falar; muitas pessoas têm eloqüência, oratória, conseguem encontrar as palavras corretas para os momentos certos e quando falam convencem de uma forma extraordinária, eu já comprei muitas idéias assim, de pessoas que falavam "divinamente". Mas, o tempo passou e essas mesmas idéias foram se mostrando sem sentido, muitas das palavras ficaram pelo caminho, palavras jogadas ao vento. Os fatos não foram condizentes ao discurso. E a credibilidade que aquela pessoa tinha conquistado, simplesmente morreu.

Durante toda nossa vida nos deparamos com decepções assim, dentro da Igreja ou na vida secular mesmo. Políticos, professores, amigos, padres e até mesmo nossos pais. Quantas vezes não ouvimos aquele velho ditado: faça o que eu digo, não faça o que eu faço! Mas, como pode ser? Como posso falar algo e fazer diferente. Sou duas pessoas, por acaso?

Jesus vem falar justamente dessa nossa dualidade. Sim, nossa! Porque não somos apenas vítimas, mas também falamos demais e fazemos de menos. Será hipocrisia de minha parte falar tão bem das maravilhas de Deus, consolar as pessoas, falar sobre perdão, amor, solidariedade se eu não consigo compreender meu irmão, quando sou indiferente à sociedade mergulhada num abismo social, quando não consigo expressar um ato sequer de amor durante todo o meu dia.

Ouvir e seguir aos ensinamentos de Cristo é fortaleza em nossa vida, vivendo assim posso ter certeza que meus atos, até mesmo os errados, vêm da minha vontade de acertar, não ficarei presa, escrava de mentiras ou máscaras. Serei eu, assim como o Senhor me vê, errante, porém aprendiz, pronta para servir a Deus não somente com palavras, mas em atos concretos de Amor, amar ao Deus que está no meu irmão.

Senhor, nos concede a graça de, cada dia mais, servir-Te mais em atitudes que somente em palavras, e que aquilo que saia de minha boca seja com amor, seja para edificar, elevar, que não seja palavras ao vento. Senhor, que a Tua vontade e Teu querer sejam sempre o meu querer.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Como fazer a vontade do Pai? (Mt 7,21-29) (25/06/09)

"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."

E qual é a vontade do Pai? Que amemos uns aos outros. E como faremos isso? Tratando os outros exatamente como gostaríamos que eles nos tratassem. É desejando para os outros tudo aquilo  que desejamos para nós.  Coisa Linda! Maravilhoso! Mais na prática não é bem assim que acontece. O nosso egoísmo estraga tudo. Por que lá no nosso íntimo do nosso ser, queremos mesmo é o melhor para nós, e nos mínimos detalhes, deixamos de amar o próximo como a nós mesmo. E isso começa dentro da nossa casa. Será que não pegamos o melhor pedaço do frango? Ou será que não reservamos para nós o melhor prato, o melhor garfo, e o copo mais bonito? O chefe do departamento recebe novas mesas, cadeiras e armários de arquivos para serem distribuídos pelas demais sessões. Só que para a sua sala, serão as melhores e mais conservadas peças. Aquelas com alguns defeitos, irão para os funcionários dos andares de baixo...    Fazer a  vontade do Pai não é apenas rezar dizendo Senhor, Senhor. É matar a fome daquele que está na calçada. E isso Ele vai nos cobrar. Tive fome e não me deste de comer!  Fazer a vontade do Pai, é ajudar a Igreja na hora da coleta, por amor a Deus. Mais quanto foi mesmo que eu dei na última missa? Será que eu pensei na sobrevivência do sacerdote? Ou pensei no meu conforto apenas? Uma moedinha não basta para as despesas da paróquia e a sobrevivência do padre. Mas eu sou pobre!  Ninguém é tão pobre que não pode ajudar. Aliás, os pobres são aqueles que ajudam com mais boa vontade. Nas paróquias de bairros pobres, acontece isso. É o pedreiro que vem doar ser serviço, o eletricista faz o mesmo e todos unidos num mutirão, vem montar as barracas para a festa junina. Na festa vão comparecer em massa, pois as opções de laser são muito poucas.  Na paróquia de bairro rico, poucos vêm para doar seu esforço na montagem da quermesse. Preferem terceirizar ou coisa parecida. No dia da festa junina, alguns passam por lá só por uma obrigação religiosa. Pois jantar no restaurante é bem melhor que comer aqueles sanduíches caseiros. Ou ficar no conforto do seu lar assistindo um filme ou jogando videogame ou mexendo nos seus computadores e depois pedir uma pizza é a sua rotina  preferida. Enfrentar o frio para ir até a quermesse? Não! Depois eu dou um pouco de dinheiro para o padre. Não é difícil saber qual a vontade do Pai, pois de tudo que Jesus falou, Ele mesmo resumiu em: Amara a Deus e ao Próximo.

 

Sal

Visite CATEQUESE ATUAL 

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 

JESUS. AJUDE-ME A SUPORTAR OS INCÔMODOS DOS MEUS VIZINHOS. DÊ-ME FORÇAS PARA ATURAR AS PESSOAS QUE NÃO SÃO SIMPÁTICAS.



quarta-feira, 24 de junho de 2009

João prepara o caminho do Senhor (Lc 1,57-66.80) (24/06/09)

João veio dar testemunho da luz, a fim de preparar um povo bem-disposto para a vinda do Senhor Jesus.  Mas porque Jesus é chamado de Senhor?

JESUS É O SENHOR

Senhor da Guerra, Senhor feudal, Senhor dos escravos, são nomenclaturas dos tempos idos.  Quando eu era jovem e os meus alunos me chamavam de senhor, eu gostava muito. Pois achava que era um sinal de respeito. Hoje, quando alguém me chama de senhor, eu fico pensando. Como ele(a) descobriu que eu sou velho?  E Jesus? Ele era jovem e as pessoas o chamavam de senhor. Por que isso?

Acontece que na tradução grega dos Livros do Antigo Testamento, o nome inefável sob o qual Deus Se revelou a Moisés, é traduzido por  Kyrios  igual a  Senhor.  O nome Senhor torna-se, desde então, o mais habitual para designar a própria divindade do Deus de Israel. É neste sentido forte que o Novo Testamento utiliza o título de Senhor, tanto para o Pai como também para Jesus.  O próprio Jesus veladamente atribui a Si mesmo este título, quando discute com os fariseus sobre o sentido do Salmo 110 , e também, de modo explícito, ao dirigir-Se  aos Apóstolos.  Ao longo de toda a vida pública, os seus gestos de domínio  sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, sobre a morte e o pecado, Jesus demonstravam a sua soberania  divina, demonstrava ser Ele o Senhor do Universo. As pessoas se dirigem a Jesus chamando-lhe  Senhor. Este título exprime o respeito e a confiança dos que se aproximam de Jesus e d'Ele esperam socorro e cura de suas doenças. É uma forma de  exprimir  o reconhecimento do Mistério divino realizado na pessoa de Jesus. Também é uma forma de adoração ao Mestre ressuscitado: Meu Senhor e meu Deus.   A palavra Senhor, portanto, torna-se  uma conotação de amor e afeição, que vai ficar como típica da tradição cristã. Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, estamos reconhecendo  que o poder, a honra e a glória, devidos a Deus Pai, também são devidos a Jesus, que é consubstancial ao Pai.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 

DEUS PAI BONDOSO E PODEROSO. TENHA PIEDADE DOS NOSSOS IRMÃO QUE PASSAM FOME NO BRASIL E NO MUNDO. TOQUE O CORAÇÃO DQUELES QUE TÊM EM ABUNDACIA PARA QUE SE COMPADEÇAM DOS FAMINTOS.



terça-feira, 23 de junho de 2009

Coração aberto para conhecer, experimentar e permanecer em Jesus (Mt 7,6.12-14) (23/06/09)

Neste Evangelho temos três ensinamentos, lições básicas em nossas vidas.

A primeira fala em cães e porcos. Confesso que no inicio não entendia muito bem essa passagem, imaginava como Jesus podia querer limitar às pessoas as maravilhas do Reino de Deus. Por que privar alguns, por piores que fossem, dos Seus ensinamentos? Mas, com a própria experiência em catequese, e principalmente na vida, entendi o que Cristo dizia, o que Ele pretendia. É como mostrar um belo quadro a um cego de nascença, mesmo que use a imaginação, não pode entender a descrição daquilo que eu falo, porque simplesmente ele não vê e nunca viu. Como posso falar de como é bom ser de Cristo, tudo que Ele fez e faz na minha vida, se quem escuta não tem um coração aberto, não teve sua própria experiência. Agir assim, é causar confusão, discussão e até mesmo revolta, é inútil porque nem todos estão preparados para a verdade, nem todos entendem. O que podemos fazer é rezar por elas, para que o mais rápido possível possam ter sua experiência pessoal com Deus e encontrar a felicidade que sentimos, mas que, muitas vezes, com palavras não podemos expressar.

A outra lição de Jesus, fazer com o próximo aquilo que queremos que façam conosco, é a velha "regra de ouro" e suponha que todos, cristãos ou não, têm consciência plena que o único modo de vivermos em paz, comunhão, harmonia, é respeitar o outro, é entende-lo como filho de Deus e merecedor de nossa compaixão, amor e solidariedade. É enxergar no meu irmão a própria face de Cristo e a minha também, saber que somos todos iguais e que recebemos exatamente aquilo que damos, não poderemos colher rosas se plantamos lírios.

E por fim, talvez seja a maior dificuldade daqueles que estão na caminhada, seguir pelo caminho estreito. Quantas dificuldades surgem no caminho, principalmente quando estamos mais empenhados e seguros de nossas vocações; o mundo a todo momento vem nos colocar à prova. Não é fácil mesmo, por maior que seja nosso Amor, por maior que seja nossa vontade, porque antes de mais nada somos humanos e temos nossos desejos, instintos que muitas vezes são contrários à vida reta, mas somos filhos de Deus e escolhidos, portanto somos plenamente capazes de enfrentar e vencer nossas maiores tentações. Na verdade, essas tentações deveriam nos alegrar. Como? Ora, para nós basta a graça de Deus, Ele que nos fortalece, Ele somente manda aquilo que somos capazes de suportar, a força de Deus só poderá se manifestar quando nos esvaziamos de nossos próprios interesses, vontades e vaidades e deixamos Deus ser Deus em nossas vidas, porque quando somos fracos, então é que somos fortes. (Cf. 2 cor 12, 7-10)

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Pérolas aos porcos (Mt 7,6.12-14) (23/06/09)

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

" ... não atireis aos porcos as vossas pérolas... Às vezes não adianta continuar tentando levar a palavra de Deus, onde não estamos sendo bem recebidos. Se as pessoas as quais estamos tentando evangelizar não querem ouvir a palavra de Jesus de jeito nenhum, é melhor desistir, rezar por aquelas pessoas, e pegar nossa viola e cantar noutro lugar. O próprio Cristo é quem nos aconselha a fazer isso. A não desperdiçar as pérolas preciosas que é a palavra do Mestre, sendo que existem outras pessoas querendo refletir sobre a mensagem de Jesus. Nós também não gostaríamos se alguém de outra religião ficasse torrando a nossa paciência, insistentemente tentando nos levar para a sua igreja a qualquer custo, convidando-nos toda hora, repetindo sem parar frases decoradas da bíblia. Isso não funciona. Faz efeito contrário. Em vez de nos converter, vai nos irritar, nos aborrecer. E o que eu não quero para mim, eu não devo querer para os outros.
 "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles"

Dê todo apoio e assistência aos seus pais na sua velhice, para que os seus filhos façam o mesmo por você um dia.  Dê muitas esmolas, pra acumular tesouro no céu e por que você não sabe se um dia terá de pedir esmolas também.  Ajude àquele homem com a perna quebrada, pois talvez a tua perna se quebre um dia. Faça o bem a  quantas pessoas você puder. Pois um dia, ainda nessa vida, alguém, com certeza irá  socorrer você também.  Assim, a toda ajuda que prestamos ao irmão(ã) durante esta vida, teremos dupla recompensa. Já aqui na terra, através da ajuda de outras pessoas, e principalmente a recompensa na vida eterna, que é a melhor. Portanto, caríssimas irmãs  e caríssimos irmãos,  não percamos nenhuma oportunidade de fazer o bem sem olhar a quem. Pois esse é o melhor investimento que faremos nesta vida. Melhor que  investir no Banco do Brasil, na Caixa Federal ou em outros Bancos.  Pois que a nossa estada provisória nesta vida, tem o sentido exato de preparação para a vida eterna. Se estamos aqui somente para aproveitar, curtir e ser felizes, vamos acabar desenganados decepcionados e infelizes. Porque esta vida é mesclada de amores e dores. Junto com a pessoa amada com a  qual esperamos passar os melhores e mais felizes momentos da nossa vida para sempre, podemos sofrer grandes desilusões. Não existe felicidade plena nesta vida. Teremos momentos felizes, ou ilusoriamente felizes, e muita parte desagradável, pois a dor, o aborrecimento está contido no  nosso viver terreno.   

 

Sal

Conheça também CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 

DEUS PAI EM NOME DE JESUS EU VOS SUPLICO. DÊ-ME A SABEDORIA E CORAGEM PARA TRATAR AS PESSOAS COMO EU GOSTARIA DE SER TRATADO POR ELAS. DÊ-ME OPORTUNIDADES DE FAZER O BEM A MUITAS PESSOAS, SEM PEDIR NADA EM TROCA. AMÉM.