Pesquisar neste blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

Jesus realiza sua missão libertadora (Mc 5,1-20) (01/02/10)

         Fica claro no evangelho de hoje qual intenção do demônio com os homens e mulheres. Que é destruir, tirar a vida, acabar com sua dignidade e o respeito, o convívio social e familiar. Contrastando com todo esse domínio do mal, chega Jesus com sua boa notícia, compaixão, esperança e sua ação libertadora, para devolver ao ser humano, a liberdade, a vida, e vida em abundância.

        Hoje, Jesus desembarca na região dos gerasenos, terra de pagãos, dominados e oprimidos pelos romanos, que impediam as pessoas de caminharem em direção a Deus, sendo dominados pelo mal. E temos como exemplo o geraseno, dominado por uma legião de espíritos impuros, que ao ver Jesus, se joga aos pés Dele, pedindo para que não o atormente, pois sabia que Jesus tinha poder sobre ele, então, pede para que Jesus o mande para os porcos, e Jesus permitiu. Em seguida, os porcos se precipitam no mar e morrem. E ao geraseno é restituída à vida, a liberdade. Ele, agradecido e reconhecendo Jesus como o Salvador, pediu para segui-lo, desejava ser missionário, mas Jesus disse para que voltasse a sua família, pois era em casa que iniciaria sua missão, e Jesus deixa um missionário para ser sua testemunha em Decápolis. O povo, com medo, e por terem perdido seus porcos, pediram para que Jesus saísse da cidade. Demonstrando que para eles os porcos valiam mais que o ser humano, então a ação de libertadora de Cristo não foi vista como sinal do bem, não foi aceita.

        E hoje? Quantos homens, mulheres, jovens, até crianças, são atraídos e envolvidos por pessoas que exploram seus corpos, sua dignidade e pudor? O mal age de forma diferente em cada pessoa. O mal se aproxima para uns através do  ódio, da violência. Para outros, é a tristeza, a solidão que domina. Em outros, é o vício, a ganância, a exploração sexual, o materialismo, destruição da família, das amizades, a inveja... Enfim, cabe a nós não dá lugar para o mal entrar em nossas vidas. O mal usa muitos atrativos com uma única finalidade, a destruição da vida, pois ele nada tem a oferecer. Jesus quer que todos tenham suas vidas restauradas, sem feridas, quer vestir a todos com dignidade, respeito, pudor, com suas mentes livres para valorizarem suas vidas.

        O geraseno, após recuperar o bom senso, decide anunciar a boa notícia naquela cidade, dando testemunho da maravilha que Jesus realizou em sua vida. Agora, o que ainda me impede de estar a serviço na minha comunidade, a serviço dos irmãos? Se já participo na minha comunidade, existe algo que impede, que deixa intranqüila minha caminhada, que me deixa triste, me atormenta?  Porque o meu coração ainda não está aberto para as coisas de Deus? Irmãos, não tenhamos medo, entreguemo-nos sem reservas ao Senhor. Ele veio desfazer os estragos causados pelo mal. A Bíblia nos alerta em (Ef 4.27): "Não deis lugar ao Diabo."

        Um abraço a todos.

 

Oração:

Espírito de gratidão, seja a minha vida um testemunho convincente da misericórdia que Deus manifestou para comigo.

 

Mª Elian.

elianfigueiredo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário