Pesquisar neste blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

Quem abrir e usar os presentes, ganhará mais! (Mc 4,21-25) (28/01/10)

        Um dos pontos mais fascinantes sobre Jesus é a delicadeza com que ele "puxava a orelha" dos que o escutavam. A platéia que escutava Jesus, no Evangelho de hoje, era composta por pessoas cultas, cheias de dons e talentos, como você, eu, o Sal, o Raoni, a Manu, a Maria Elian... Só que Jesus estava visivelmente chateado por estas pessoas não utilizarem mais os seus dons em favor da evangelização...

        Jesus poderia estar dizendo: "Meus filhos, como será possível que pessoas que receberam tanto... pessoas tão criativas e talentosas como vocês, se acomodem e façam tão pouco pelo nosso projeto?"

        Ao invés disso, ele diz: "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?"

        Você percebe a sutileza de Jesus? "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." É como se ele dissesse: "Você já entendeu, agora se quiser se fazer de desentendido..."

        O evangelho poderia ficar só nisso, e já seria uma grande lição. Mas Jesus faz um complemento que ao mesmo tempo é uma boa e uma má notícia: "Com a mesma medida com que medirdes, serás medido. (...) Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que tem."

        Sabe o que isso significa? Que aqueles de nós, que usarmos os nossos dons e talentos, receberão mais dons e mais talentos! Essa é a boa notícia! E aqueles de nós, que guardarmos esses dons e talentos sem usá-los, chegará o dia em que nós os procuraremos e eles não estarão mais lá. É triste, mas é verdade.

        Alguns dons que você pode ter, e que precisam ser exercitados sempre: cantar, tocar, dançar, criar, jogar, pensar, ensinar, liderar, ouvir, aconselhar, rezar, sorrir, falar bem, escrever bem, amar, perdoar, a beleza do corpo, a fortaleza, a alegria, o silenciar, saber construir e cultivar amizades, etc, etc, etc...

        A lista seria interminável, mas o que importa é a mensagem: use o que você sabe fazer de melhor para levar o Reino de Deus às pessoas. Comece com o pouco... um sorriso, um abraço... as pessoas irão chegar para você e dizer: "aquele seu sorriso me transmitiu tanta paz..."

        Quando eu era mais jovem, vivia abraçando as pessoas. E muitas chegaram para mim e disseram: "eu adoro te abraçar porque você não tem pressa, teu abraço transmite uma calma..." E muitas vezes eu não precisava dizer nada durante esse abraço.

         Nesse mundo de hoje, em que todas as pessoas estão cada vez mais carentes, gestos simples podem fazer muita diferença. Você pode fazer muita diferença. Deus não te fez com tantos talentos para que você ficasse escondido em baixo da cama ou de um caixote! Use seus presentes! Assim você receberá muito mais!!!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário