Pesquisar neste blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

“Quem é esse que até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4,35-41) (30/01/10)

        No final daquela tarde Jesus chama seus discípulos para irem para outra margem. Na outra margem do mar da Galiléia, ficavam os povos pagãos, não eram israelitas, e o discípulos tinham medo deles. Quando já estavam no barco, Jesus adormece. Apesar da experiência que tinham por serem pescadores, o mar era um lugar do qual tinham medo. E foram atingidos por uma tempestade. Jesus não acordou. Desesperados, acordam Jesus, pensando que Jesus não se importava com eles. Jesus ordena ao mar e o vento que se calassem e ficassem em silêncio. E Jesus diz aos discípulos: "Por que vocês têm medo? Ainda não têm fé?" E os discípulos sem saber o que dizer se perguntam: "Quem é esse que até o vento e o mar obedecem?"

        A mensagem do evangelho de hoje é para que tenhamos confiança em Deus, naqueles momentos em estamos passando por uma "tempestade" pessoal, na família, no trabalho, na comunidade. E sentimos medo. Medo porque estamos em perigo, ameaçados. Vivemos numa sociedade egoísta, e nos sentimos sós, sem ninguém para nos defender, nos ajudar, perdemos a confiança e a coragem. Parece que nem Deus se importa com a tempestade pela qual nossa vida está passando. Jesus não prometeu uma vida sem problemas, sem tempestades. Ele prometeu, sim, a força para suportá-las, para isso devemos pedir. Com fé, oração, vivendo os mandamentos, levando Jesus para nossa vida, para comunidade, para nossa família, teremos forças para vencer as tempestades, sem deixar nossa barca afundar. Jesus nos anima com sua presença em nossas vidas, na comunidade. E como Ele, mesmo que estejamos atravessando o mar de nossas vidas em meio a inesperadas tempestades, tenhamos fé, tranqüilidade e confiança, pois Ele prometeu que estaria do nosso lado, todos os dias de nossas vidas. E sua presença vence todo mal, triunfa sobre a morte, nos devolve a confiança, a coragem, e nos fortalece.

        São Pedro nos diz (I Pedro 5,7): "confiai-lhe todas as vossas preocupações, pois Ele cuida de vós". É com essa confiança, de que Deus se importa e cuida de nós e de que Ele está presente em nossas vidas, que nos sentimos fortalecidos e animados para continuar a missão em nossas comunidades. A missão que Jesus nos confiou, de levar a boa nova a todos, independente das tempestades, que sempre irão existir, e dos mares que teremos que atravessar.

        Um abraço a todos.

 

Oração:
Pai, concede-me uma fé profunda que permita manter-me sereno em meio às tribulações desta vida, certo de que está comigo o Senhor. Espírito de confiança inabalável, dá-me firmeza necessária para confessar minha fé no Senhor Jesus, em meios às tempestades desse mundo.

 

Maria Elian

elianfigueiredo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário