Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de março de 2010

Jesus: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt 23,1-12) (02/03/10)

        Jesus fala às multidões e aos seus discípulos que ouçam e observem o que os doutores da Lei dizem porém recomenda para não fazerem o que eles fazem. Mais uma vez Jesus alerta seus discípulos contra a hipocrisia dos fariseus e escribas, que falavam uma coisa e praticavam outra. Queriam ser notados pelos homens, sentar em local de destaque nos banquetes e sinagogas, ser chamados de mestres e cumprimentados em praças públicas. Era esse  comportamento dos fariseus que Jesus pedia para que seus discípulos evitassem. Os fariseus eram arrogantes, orgulhos, excluíam, humilhavam e não tinham misericórdia do povo. Eles estavam em primeiro lugar, ao povo cabia-lhe ser oprimido, ser excluído, sem liberdade alguma.

        E somos advertidos por Jesus, para estarmos sempre atentos, e não cometermos esses mesmos erros, e ter as mesmas atitudes dos fariseus. Jesus quer que sigamos seus exemplos, de acolhida, humildade, aliviar o fardo pesado de quem é oprimido, de quem perdeu a esperança, ser tolerante, esquecendo nossos interesses.

        Servir a Igreja e a comunidade como discípulo missionário de Jesus, é servir com alegria, partilhar com humildade, não almejando status, elogios, honras. Não exigir nada, a não ser de nós mesmos, para fazermos bem, e assumir com responsabilidade o nosso compromisso de colaborador para a construção do Reino do Pai. Não usar nunca a religião, para enganar a comunidade, para adquirir algum tipo de poder, para se exaltar ou humilhar o irmão. Não assumimos a missão para sermos servidos, mas para servir, e servir com alegria e humildade. Por isso nos disse Jesus: "...o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exalta será humilhado e quem se humilhar será exaltado" (v. 11-12). Aprendamos com Cristo que é o nosso único mestre, seguindo seu exemplo, na tentativa de ser igual a ele, quando nos diz: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt 11,29). Na humildade nenhuma tentação encontrará espaço em nossa vida, em nosso coração, assim sempre venceremos o mal e as suas tentações.                                 

 

Prece
Espírito de misericórdia, livra-me de seguir o mau exemplo de quem, no trato com o próximo, prima pela arrogância e pela insensibilidade. Pai, que os maus exemplos jamais me influenciem, fazendo-me desviar de teu caminho. Seja teu Filho Jesus meu único modelo de vida.

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



5 comentários: