Pesquisar neste blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Entregar-se a Jesus é confiar nele e saber que Ele é por nós (Jo 10,22-30) (27/04/2010)

        Estamos diante do diálogo de Jesus com os judeus. E é fácil perceber o conflito entre a sinagoga e as comunidades cristãs no tempo em que João escreve o seu Evangelho.

        O povo ignorante daquela época deseja saber se Jesus é o Messias, mesmo depois de Ele ter afirmado que o é. É o pecado, a não-aceitação do Reino de Deus que nos torna cegos para as coisas do alto. E é essa mesma cegueira que nos impede de recebermos alguma benção da parte de Jesus.  Nós cristãos, que cremos, muitas vezes fracassamos na fé, duvidamos do poder do amor de Jesus, vacilamos, nos desesperamos…  

        Aí nesta hora, temos que nos levantar - com as próprias pernas - e tentarmos dizer: Jesus, eis me aqui! Perdoa-me por ser fraco no pecado, mas com a tua fortaleza podemos nos reencontrar e luta vem Jesus, Não me deixe sozinho… Derrame seu espírito sobre mim.

        Percebemos no evangelho de hoje a agressividade dos adversários de Jesus estava já se tornando perigosa e se manifestava ameaçadora quando Jesus falou abertamente sobre sua identidade, ser o Filho de Deus. Sobretudo quando diz: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem então sabereis que EU SOU" (Jo 8,28). "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu Dia. Ele o viu e encheu-se de alegria" "Antes que Abraão nascesse EU SOU" (v. 56 e 56) e finalmente:       "Eu e o Pai somos um". Esta última afirmação foi a que procurou mais irritação com a ameaça de O querem matar.Esses não são as ovelhas de Jesus...Não escutam sua voz!

        Jesus nos diz que Ele é o messias, é o enviado do Pai, e que ninguém arrancará as ovelhas das mãos do Pai. Mas essas ovelhas são aquelas que escutam e seguem a voz de Deus. Nem todos somos ovelhas, como aqueles que vieram questionar Jesus sobre o fato de Ele ser ou não ser o Messias.Jesus nos diz hoje que as ovelhas conhecem a sua voz e o segue. Segue como? Fazendo sua VONTADE.Jesus é um personagem incômodo, ontem, hoje e sempre. A motivação desta incomodação é que Jesus fala, diz a verdade, e a verdade é exigente, interessa a vida e incide sobre o comportamento humano.    Verdadeiramente, Jesus traz muito incômodo nos nossos dias.

        Porque Ele nos traz a verdade, e isso exige a transformação de nosso ser,trocar o pagar do mal com o mal para pagar o mal com o bem, ou seja, aceitar ser humilhado; trocar o receber amor pela oferta do amor gratuito; trocar o divórcio pela manutenção da família e do casamento; honrar pai e mãe mesmo e em todas as circunstâncias; fechar a boca para não maldizer aquele vizinho, aquela pessoa que nos prova tanto a paciência ; falar menos e ouvir mais; Propagar O nome de Jesus… tudo isso incomoda muitos de nós, e todos nós quando damos aquela vacilada na fé.

        Devemos nos perguntar Somos ovelhas? Reconhecemos Jesus como o Filho do Altíssimo? Como misericordioso, com um amor imenso por nós? Acreditamos Nele e a Ele nos entregamos? Ou nos entregamos à cerveja, aos prazeres, ao terapeuta, aos vizinhos…?Nos entregamos a Tv, alguns passam horas a fio diante da tv, mas não encontram tempo para Jesus!OU para irem a Igreja,seja qual for sua religião...ela deve ser o caminho pelo qual  encontrarás o teu pastor, o teu verdadeiro pastor!  Nos entregar a Jesus é Confiar Nele e saber que Ele é por nós. Nos entregar a Jesus e buscar a Ele todo o tempo, com orações, cantos, amor aos irmãos, evangelizando e praticando, acima de tudo essa confiança em Jesus.

        Devemos pedir, agradece e dizer  todos os dias incansavelmente  à Jesus Cristo, tu és a porta da salvação, tu és o melhor pastor: não nos abandone, nem nos deixe sozinhos nesse mundo cheio de provações, de revolta, de doenças, de morte, de divórcio, de drogas e álcool, de falta de amor… Tende misericórdia de nós… Derrame sobre nós o teu santo espírito, limpa Jesus o nosso ser com o banho no seu amor, nos lave e nos purifique e seremos suas ovelhas, seguiremos sua vontade e colocaremos seu nome acima de todo nome. Jesus, eu confio em vós!

        Jesus provoca terremotos também hoje, nas pessoas e nos povos, enfrentando-se com as ideologias e o pensamento moderno, na sociedade com suas denúncias contra permissividade e relativismo, com seus fortes chamamentos a reconhecer a dignidade do homem, feito à imagem e semelhança de Deus e redimido por Jesus Cristo, Salvador e Redentor. É preciso que você e eu sejamos como João e anunciemos Jesus seja a que custo for. Pois Ele é o único que nos pode salvar.

        Pai, dá-me um coração de discípulo que se deixa guiar docilmente pelo Mestre Jesus, tornando-se, assim, apto para reconhecer sua condição de Messias de Deus.

       

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. muito bom, continue assim postando topicos belos e iluminados como este, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir