Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sem o nascimento espiritual, você é apenas dois terços de uma pessoa (Jo 3,7b-15) (13/04/2010)

        Mantendo-se distante, Nicodemos vinha acompanhando os milagres que Jesus operava, um após o outro. Aproveitando uma hora em que Jesus estava sozinho se aproxima para perguntar:

         "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele", afirmou Nicodemos. Jesus, como era de costume, foi direto ao assunto. Ele sabia o que Nicodemos queria. "Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo", disse Ele. Imediatamente, Nicodemos perguntou: "Como assim nascer de novo?".

        Esta é a mesma pergunta que eu e você podemos fazer, quando refletimos  sobre o ensinamento de Jesus em João 3:3. O que significa nascer de novo? Partamos do principio: Deus criou o homem originalmente como uma trindade – espírito, mente e corpo. A mente é governada pelo espírito e, dessa forma, quando o espírito predomina, o homem vive em comunhão e intimidade com Deus.

        Jesus disse que Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4:24). Quando Ele primeiramente criou o homem (com espírito, mente e corpo), Deus o planejou para a comunhão. O homem conheceu a Deus e viveu em comunhão com Ele por causa da dimensão do espírito em seu ser. Entretanto, quando o espírito do homem está morto, ele é reduzido a viver no plano da existência animal. Seus pensamentos estão primariamente concentrados em suas necessidades e paixões.

        Infelizmente, muitos de nós,assim como Adão escolhemos  viver segundo o desejo da nossa  carne ,nos fartamos dos prazeres do fruto proibido. E, ao fazermos isto , nosso espírito morre. Era preciso que Jesus, o Filho de Deus se tornasse homem para que o homem voltasse ao estado anterior. Por isso, Jesus disse a Nicodemos que ele tinha de nascer de novo (João 3:7).

        Precisamos nascer espiritualmente, sem o nascimento espiritual, você é apenas dois terços de uma pessoa. O homem natural, de alguma maneira, tem a leve consciência de que há algo faltando em sua vida e tenta constantemente preencher este vazio. O problema é que ele geralmente busca preenche-lo por meio de uma experiência física ou emocional.

        Mas, no final das contas, mesmo que um homem possa se fartar de prazeres físicos ou experiências emocionais, ele ainda sentirá que alguma coisa está faltando. Pois nada pode preencher o lugar do Espírito, exceto ao nascer de novo.Nada nos completa a não ser nossa comunhão com Deus.

        O homem foi criado para adorar a Deus. Se você não adora o vivo e verdadeiro Deus, então você achará um substituto. Pode ser o seu carro, sua casa, ou seu barco,suas roupas, sua jóias  – a lista pode estender-se para sempre. Porém, adoração é uma parte inata da existência humana.

        Você pode pensar que tudo isso é simples demais. Você pode não entender como ter um nascimento espiritual apenas acreditando em Jesus Cristo. Pois bem, Deus o fez assim, de uma maneira simples, para que até mesmo uma criança pudesse nascer novamente.

        Jesus continuou a explicar a Nicodemos que Deus amou tanto o mundo – um mundo que fora destruído pelo pecado e estava perecendo como resultado disso – para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

        Um homem nasce novamente ao crer na condição de amor que Deus proveu para o perdão de seus pecados; pecados que Jesus mesmo levou sobre si. Dessa forma, quando você recebe Jesus como o seu Salvador e crê que Ele morreu pelos seus pecados, há uma transformação maravilhosa e misteriosa que ocorre interiormente, enquanto o seu espírito nasce. E, de repente, você começa a viver uma vida mais que completa, com uma nova dimensão do Espírito, com a qual você nunca sonhou e nem pensou que existisse.

        É tão glorioso e maravilhoso e, ainda, está muito além de qualquer coisa que já experimentou. Você vai achar muito difícil descrever tal experiência. Paulo disse que as experiências espirituais que ele teve foram tão maravilhosas, que seria um crime tentar colocá-las em palavras (2 Coríntios 12:4). Não existe nenhuma linguagem que possa expressá-las.As palavras são pobres diante da riqueza do amor de Deus para conosco.

        Jesus disse: "Se você quiser ver o Reino dos Céus e entendê-lo, você tem que nascer de novo". Para entrar no Reino de Deus, você deve nascer de novo. Apenas olhe para Jesus Cristo, que morreu por seus pecados sobre a cruz, e acredite Nele e no Seu amor por você, e aquela transformação vai acontecer. Mais uma vez, a pergunta: "Você já nasceu de novo do Espírito de Deus?". Se não, o processo é bem simples.

        Hoje, você tem duas escolhas; e tudo depende do seu relacionamento com Jesus Cristo. Você pode acreditar e olhar com fé para Ele, que morreu por você na cruz; ou pode seguir exatamente como você está. Para estar perdido, você não precisa fazer nada, apenas continue fazendo o que tem feito e você perecerá. Mas, se você olhar para a cruz e acreditar naquele que morreu por seus pecados, então, o dom da vida eterna com Deus será seu e você terá nascido de novo.

        Não perca mais tempo...nasça todos os dias para uma vida com Jesus.

 

Abraço fraterno.

 

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário