Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Jesus, humano, sofreu tentações e venceu o mal (Mt 4,1-11)

        No primeiro domingo da Quaresma, o evangelho nos apresenta as tentações de Cristo. Jesus sofre as tentações logo após seu batismo. Estava cheio do Espírito Santo, que o conduziu ao deserto para orar e jejuar, se preparando para sua missão. Ao longo de sua caminhada, Jesus sofreu tentações, mas venceu todas. Tentações que qualquer um de nós poderá sofrer, ou já sofreu, na tentativa de nos afastar do projeto missionário que Deus nos confiou. E era esse o objetivo do demônio, tentar afastar Jesus de sua missão. Jesus feito homem se permitiu sofrer as tentações, por nós, para nos instruir, e nos mostrar as armas contra as tentações, cabe a nós lutarmos contra as tentações que nos afastam de Deus e de seu projeto de salvação.

        Jesus estava de jejum há 40 dias, quando o demônio aparece e O tenta dizendo: "Se és tu o filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão". Se tivesse cedido Jesus teria realizado um milagre para satisfazer sua necessidade, um desejo seu. Mas humildemente Jesus responde: "Não só de pão vive o homem". Em seguida o demônio tenta Jesus com as riquezas do mundo, a ambição, o poder. Tudo Lhe seria dado se Jesus o adorasse, e usando as Escrituras Jesus diz: "Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a Ele prestarás culto". Mas o demônio não desiste e tenta Jesus pela vaidade: "Se és o Filho de Deus, lança-te daqui para baixo". Deus nos prometeu proteção, quando estivermos com dificuldades, mas não diz que devemos colocar nossas vidas em risco, para tentar o próprio Deus, diferente de termos confiança plena Nele, e responde: "Não tentarás o Senhor teu Deus". O Demônio queria que Jesus confirmasse que realmente era o Filho de Deus, em suas tentações por duas vezes disse "Se és o Filho de Deus..."

        Assim como Jesus venceu as tentações com a Palavra de Deus e com a força do Espírito Santo, não pecou, e libertou o mundo do domínio do mal, nos também venceremos. As tentações são muitas ainda hoje, o mundo nos oferece dinheiro, fama, luxuria, prestígio, poder, nos torna pessoas egoístas. Hoje Jesus no ensinou a nos libertarmos da opressão de um mundo materialista e enganador, e lutarmos por uma vida divina, digna, de oração, de conversão e penitência. Pelo batismo já somos fortalecidos na luta contra o mal, mas não nos esqueçamos da Eucaristia, o alimento do corpo em nossa luta diária, contra todos os males que tentam nos afastar do caminho do Pai.

        Oração: "Ó Deus de bondade, que nos mostrastes a vitória do Cristo sobre o mal. Nós te pedimos a graça de renovar, nesta primeira semana da quaresma, nossa fidelidade plena a ti e ao teu amor." Amém!

 

        Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário