Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Rezar e evangelizar com fé, devoção e clareza (Lc 18,9-14) (02/04/11)

        Jesus nos mostra no Evangelho de hoje que a salvação não pode ser alcançada por nossas ações, uma vez que a pessoa não pode salvar-se por si mesma, mas por uma ação amorosa e gratuita do próprio Deus. Nós não nos salvamos, aos homens isso é impossível, mas Deus nos salva, pois para ele tudo é possível. Sendo assim, a nossa salvação depende antes de tudo da postura que temos diante de Deus. O fariseu contava os seus méritos diante de Deus, o que não lhe garantiu a salvação, enquanto que, ao demonstrar as suas misérias e os seus pecados diante de Deus, o cobrador de impostos reconhecia que somente Deus poderia salvá-lo e implora por essa salvação e, por isso, ele foi atendido em suas preces. (CNBB)

 

        Prezados irmãos em Cristo Jesus. Que as nossas orações sejam humildes, e feitas com muita fé, respeito e atenção no que estamos dizendo.

        Do mesmo modo, que os nossos sermões e homilias sejam proferidos com um tom de voz que todos escutem. Que as palavras sejam pronunciadas  pausadamente para que todos entendam. E não apenas  despejadas rapidamente com pressa de acabar logo.

        Que os nossos leitores da missa façam cursos de dicção. Que aprendam a pronunciar todas as sílabas, que falem pausadamente em vez de ler correndo para acabar logo, e  que leiam  alto para que todos lá no fundo da igreja escutem e entenda o anúncio da palavra do Senhor.

        Outra coisa que embaça o anúncio da palavra de Deus seja lida ou comentada, é o sistema de som da igreja. O que sempre ocorre em templos históricos ou antigos, é a formação do efeito eco, o qual faz com que não se entende nada do que é lido ou explicado, sem que os leitores ou comentaristas tenham grande culpa.  

        Sabemos que para otimizar o som da igreja envolve dinheiro. Porém é importante lembrar que uma das coisas mais importantes em uma celebração é a clareza do som. Afinal é a palavra de Deus que está sendo jogada fora, sem que os participantes da missa entendam. Se não entendem, não podem praticar. Assim, o sentido ou objetivo da missa fica pela metade.

        Caríssimos. Vamos refletir sobre como anda a nossa participação na liturgia lendo este maravilhoso artigo de um especialista em liturgia.

 

Sal

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário