Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Transfigurados pela fé e pelo amor de Jesus Cristo (Mt 17,1-9) (20/03/11)

        A transfiguração de Jesus foi mais uma demonstração de seu infinito poder. Foi ainda uma antecipação de como seria o seu corpo glorioso depois de ressuscitado. Aquele estado de êxtase deixou os sonolentos apóstolos tão entusiasmados, que Pedro até queria ficar ali direto. 

        O nosso semblante também  fica transfigurado ou transformado quando recebemos uma notícia ruim ou quando acontece uma coisa muito boa, quando mentimos, quando estamos felizes, ou em estado de fúria. A nossa cara muda de acordo com os nossos estados mentais, e nossas reações diante da realidade exterior. Se temos fé em Deus, enfrentamos tudo com coragem e esperança de poder contar com a sua infinita ajuda.

        A transformação da nossa face então, pode ser para melhor, ou  para pior. Uma cara de alegria, ou uma cara de tristeza.

        Pessoas que vivem sem Deus, que não deixam que Deus governe a suas vidas, têm um semblante diferente daquelas pessoas que têm Deus como o governo de suas vidas.

        Assim como, pessoas que não depositam em Deus toda sua confiança e toda sua esperança, vivem reclamando de tudo e de todos. Se apavoram diante dos menores obstáculos, ficam tristes, transfigurados negativamente diante das dificuldades da vida, e isto faz aparecer as rugas no rosto, e às vezes, nem COLÁGENO dá jeito.

        Ao passo que, aqueles que estão em estado de graça, demonstram uma transfiguração positiva, uma cara alegre mesmo que não estejam sorrindo. Tais pessoas têm uma visão diferente do mundo. A realidade é a mesma, mas porque estão transfigurados pelo amor de Deus, vêem  tudo com outros olhos.

        Estar entusiasmados, ou desanimados são exemplos de transfigurações.   De modo geral,  encontramos por onde passamos, rostos sombrios, ocupados ou preocupados , por falta de fé, muitos estão com medo do que está por vir.

        E os nossos corpos especialmente nossas expressões faciais manifestam ou demonstram o que vai pelo nosso sistema emocional. Se você olha na cara de uma pessoa má, geralmente a sua cara diz quem ela é. Ao contrário, quando se observa o semblante de uma pessoa boa, é parecido com um rosto de criança, por demonstrar ausência de ódio, rancor, inveja, vingança etc.

        Isso acontece porque embaixo da pele no nosso rosto, existe uma camada gordurosa que vai se modelando ao longo do tempo de acordo com as nossas emoções e os nossos pensamentos  dominante.  Assim, a maldade ou a bondade, pureza, etc, vai modelar o seu rosto, transfigurando-o de forma positiva ou negativa.

        Aquela garota apaixonada tem um rosto transfigurado pela força do amor, ao contrário que um rosto triste que demonstra a perda do amor ou de um ente querido, é também uma transfiguração.

        Por todo lado observamos rostos transfigurados pelo pecado, pela maldade, pela inveja, tristeza, ódio, medo etc.

        Roguemos a Jesus que nos dê forças para vencer os nossos vícios e pecados, e para  experimentar a presença de Jesus  para que assim possamos ter rostos transfigurados pelo estado de graça, pela alegria de estar na amizade com Deus, pela conformação, pelo perdão, amizade, pela satisfação interior de ter feito uma caridade, um rosto de cristão, alimentado pela fé, pela esperança e pela caridade.

        Nenhum cristão deveria entristecer o rosto, por nada e por ninguém e para ninguém. Porque  somos luz do mundo e o sal da terra. Assim precisamos transpirar fé e confiança aos demais. Embora passemos por vales escuros, pela escuridão da morte, nada devemos temer, porque Ele é luz de nossos passos, luz e força da nossa vida.

        A pior transfiguração acontece às personalidades dos nossos adolescentes, quando são contaminados pelas más influências do mundo através das más companhias.  E isso acontece nas melhores famílias.  Os pais educam os filhos da melhor maneira, ensinam a rezar, levam-nos para a Igreja, para a catequese, dão-lhes os melhores exemplos, participando conjuntamente na vida da paróquia, e tudo mais.  Eles crescem, começam a namorar, e a namorada ou  o namorado ateu ou de outra religião, faz a sua cabeça, e sem menos esperar, você percebe que seu filho, sua filha já não está rezando mais antes de dormir, diz que vai à missa com o namorado(a) quando na verdade foram passear, ou para outros lugares que trazem sérias conseqüências e ainda enfrentam os pais com respostas atravessada, etc.

        Temos a tendência de botar a culpa nos pais, quando a vida religiosa dos jovens vai para o brejo, ou mesmo quando eles se embrenham por caminhos errados. É fácil botar a culpa naquela mãe que lamentando diz que deu uma boa educação ao filho, e agora ele está preso por roubos e outros crimes. Perguntamos. Será que ela levou o seu filho ao catecismo?

        Talvez nem tenha levado mesmo, mais o que desvia os jovens do caminho certo são os próprios amigos e ou os namorados e namoradas. E agora? O que fazer? Os pais fizeram de tudo, procederam corretamente com relação à educação e formação religiosa daquele filho(a), para depois se vê em tamanho desgosto, ao ouvir o filho dizer que quando quiser rezar, ele reza em casa.

        Sua personalidade foi totalmente transformada para pior, ele, ela já não é mais o que era antes, aquela menina aquele menino dedicado, devoto(a),  que não dormia sem antes rezar e rezava bastante, que não faltava à missa de jeito nenhum, estudava a palavra de Deus, e agora... agora... está todo mudado! Transfigurada para pior!

        Paulo hoje em sua carta  nos diz que sofremos juntos e que somos fortificados pelo poder de Deus.  Que Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa,
não devido aos nossos merecimentos, mas pela graça de Deus.  E é pela força de Jesus que destruiu a morte, é que podemos pelo poder da oração chamar os nossos filhos de volta a Deus.

        Para que os nossos rostos voltem a brilhar com o sol, e nossas almas fiquem brancas como a neve, e para que ouçamos a voz de Deus Pai nos dizendo  que 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!'
        Caríssimos. Vamos confiar em Deus que nos dá a tranqüilidade e a paz não esperemos uma vida plena de prazeres e alegria, pois viver significa enfrentar dificuldades e resolver problema. Mas se estamos unidos a Cristo, embebidos nele como uma esponja embebida de água, teremos a coragem, e a força necessária para enfrentar o que der e vier, a assim tudo será resolvido, tudo será solucionado.

        Um bom domingo com  Jesus para você.

 

Sal  

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário