Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Eu sou a porta das ovelhas (15/05/11) (Jo 10,1-10)

        "...eu sou a porta das ovelhas.  Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem."

        Jesus é a porta, a passagem única para chegarmos ao Pai. Somente através dele conseguiremos um dia  alcançar a verdadeira paz e a alegria eterna. Jesus é o Bom Pastor e suas ovelhas escutam a sua vós. 

        Mas infelizmente uma grande parcela do mundo de hoje não quer escutar a voz de Deus através de Seu Filho Jesus. Muitos viraram as costas, muitos o ignoram, e seguem os seus caminhos  rumo à morte do corpo e da alma.  Estamos diante de uma verdadeira inversão da escala de valores. Dos valores pregados por Jesus Cristo.  Ele nos disse para amar a Deus e ao próximo. O mundo de hoje, aconselhado pelo demônio, em vez de amar a Deus sobre todas as coisas, ignoram a Deus e se apegam às coisas materiais. A frase de Jesus: amai-vos uns aos outros,  foi substituída por : matai-vos uns aos outros. O conselho do Mestre: Trate os outros como você gostaria de ser tratado, foi invertido para: Trate os outros como você não gostaria de ser tratado. Não seja bobo, e sim esperto! O negócio é levar vantagem!   

        E dessa forma, assistimos estatelados os noticiários de T.V. mostrando diariamente os pais sendo assassinados pelos filhos. E pais enterrando os filhos mortos pela violência urbana.

        A inversão dos valores está em todas as modalidades. Em vez de vermos na televisão notícias da beatificação do Papa, vemos eventos sociais, casamentos de personalidades consideradas por uns de muito importantes.

        João Paulo II que foi beatificado diante de mais um milhão de pessoas,  foi um verdadeiro Bom Pastor, um santo homem, e um  Santo Papa, um dos substitutos  do primeiro Papa ao qual Jesus disse: Pedro, apascenta minhas ovelhas.

        E João Paulo II fez isso e muito mais. Por isso  800 padres e cem cardeais concelebraram a missa. Dez mil brasileiros estavam presentes à cerimônia.

        João Paulo II foi beatificado  em uma cerimônia emocionante. Agora ele é o beato João Paulo II, mas para a multidão já é santo. Karol Woitila foi beatificado diante de mais de um milhão de pessoas de várias partes do mundo em um ritual solene, com a proclamação em latim.

        Mas, infelizmente, este grande e santo evento foi praticamente ignorado pela mídia dos nossos tempos que não quer ouvir a voz do Pastor, que nos fala de Deus.

        O Evangelho deste domingo apresenta Cristo como "o Pastor modelo", que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, ao ponto de dar a vida por elas. E uma parte das ovelhas sabem que podem confiar n'Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho universal.Porém, infelizmente, a outra parte do rebanho, prefere o prazer, a violência como solução dos problemas, e assim cava a sua própria sepultura.

        O rebanho que fala o Evangelho de hoje representa a humanidade toda. Assim como o rebanho das ovelhas tem suas fragilidades, o lobo, o alimento, a água, também nós somos presas dos assaltantes, somos indefesos diante das fatalidades, principalmente agora com o efeito estufa gerando tempestades elétricas e deslizamentos de encostas, etc,  e outros problemas que estão por vir. Dessa forma, somente o Bom Pastor, que é Jesus, pode nos livrar de tantas desventuras do mundo de hoje, o qual está seguindo uma estrada tortuosa rumo ao abismo.

        Caríssimos: e nós catequistas até que ponto somos responsáveis pelas desgraças sociais do mundo de hoje?  Estamos levando a mensagem de Jesus aos nossos irmãos? Estamos vivendo de verdade o que transmitimos a eles? Estamos sendo palavra viva através do nosso comportamento? Da nossa vivência.

        Outro dia um jovem seminarista,  estava se lamentando para os amigos na porta da igreja: Estou perto do diaconato, e sinto que terei de desistir do seminário. Não estou conseguindo controlar, vencer as tentações da carne. É como um fogo ardente que explode em meu corpo de dentro para fora, e por mais que me apego com Jesus e Maria, volta e meia volto a cair em pecado...

        Prezado irmão. Se isso está acontecendo com você, saiba que além da graça de Deus e a força da Virgem Maria, existem remédios que acalmam a desordem sexual, reduzindo o apetite exagerado e incontrolável. Fale com seu médico. Na homeopatia, por exemplo, existem alguns medicamentos que reduzem o apetite sexual. Um deles é o STAPHYSAGRIA 3CH.

         Diante das decepções do mundo de hoje, de um lado a descrença, a indiferença de muitos, de outro lado, alguns daqueles que deveriam dar o exemplo de santidade e foram escolhidos para anunciar o Reino de Deus, são arrastados pelas torrentes de corpos desnudos, de convites ao prazer, de sugestões para o conforto, etc, poderíamos perguntar: porque Deus, o que tudo pode, não chama "eficazmente"? Por que não derruba do cavalo a tantos "saulos" com os quais poderia contar?
           Prezados irmão. Esta é uma pergunta típica do incrédulo! Porque na verdade, nosso Deus através do Cristo ressuscitado, nos chama todos os dias a mudar de vida, à conversão. O problema é que os atrativos do mundo de hoje estão falando mais alto que a voz, ou as vozes daqueles que são escolhidos para evangelizar, e que são portadores do chamado de Deus. Nós que somos vocacionados, escolhidos, temos de fazer muito esforço para fechar os olhos às tentações do mundo e com a graça de Deus conseguir estar unidos a Cristo Jesus, para poder levá-lo eficazmente aos irmãos.

        Porque a vocação é um convite para entrar de cabeça, para assumir o projeto de Deus de forma incondicional, mas antes é preciso  receber a Vida inesgotável. E Jesus é a fonte da Vida. Para que dessa forma, a nossa voz seja ouvida pelo rebanho. E não devemos chamar o rebanho de forma ameaçadora, mostrando um Deus que nos castiga, um Deus que nos manda para o inferno, mas sim de forma sedutora, mostrando um Deus que nos ama e que quer a  nossa alegria seja plena, e que a nossa vida seja uma vida em abundância. Vamos fazer como Jesus fez. Ele Seduz e promete a quem dirige sua voz que "não perecerão para sempre!" Quem me segue não andará nas trevas... Terás cem vezes mais nesta vida e ainda a vida eterna... Quem bebe da fonte da água viva nunca mais terá sede ...   ...não vos preocupeis com o dia de amanhã...    ...busque o Reino de Deus em primeiro lugar e tudo o mais te será dado... Amém.

        Caro leitor(a), Se você  não acredita nestas palavras, experimente e verás...

        Bom domingo.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Meu Caro, bom dia!
    Muito bom o seu trabalho de evangelização. Que Deus continue lhe abençoando e inspirando.
    Contudo, venho, com a sua licença e com mui respeito e até incentivo, apesar de se tratar de uma postagem do ano de 2011, ressaltar que o incentivo do uso de medicamentos para uma situação da moral cristão (pecado) não é a aconselhada pela Igreja. Todos sabemos que existem outros meios ascéticos para procurarmos lidar e até ir resolvendo tais dificuldades. E você, como todos nós, na qualidade de arautos de Cristo (nas suas mais variadas formas), devemos ter o máximo cuidado ao transmitirmos esta mesma Palavra.
    Agradeço a compreensão e lhe felicito por sua grande e bela iniciativa de propagar a Palavra do Senhor.

    Que em nossas boas obras, Deus seja glorificado.

    ResponderExcluir