Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida (Jo 6,52-29) (13/05/11)

         No Evangelho de hoje Jesus continua nos explicando que Ele é o nosso verdadeiro alimento, o pão que desceu do céu para nos santificar e fortificar. Ele fala da  EUCARISTIA que na última Ceia seria instituída.

        A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.  Jesus na Eucaristia é o remédio de imortalidade, antídoto não para a morte, mas para a vida eterna em Jesus Cristo". E hoje, a transformação do pão e do vinho no copo e sangue de Cristo, é pedida pelo sacerdote, e feita pelo Espírito Santo que irrompe e realiza aquilo que ultrapassa toda palavra e todo pensamento. A mudança  acontece, portanto,  por obra do Espírito Santo.

        Na verdade não é o homem que faz com que o pão e o vinho oferecidos se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, representante de Cristo na Terra, pronuncia as palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.

        E nós temos fome e sede de comer e beber o corpo e o sangue de Cristo o que deveria ocorrer diariamente. Porque é maravilhoso saber que "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."   Ao saborear a Eucaristia estamos conscientes de que recebemos o próprio Cristo que se fez nosso alimento. Porque Jesus é o enviado do Pai, e também é Deus poderoso como Pai. Dessa forma, quem  come o corpo de Cristo viverá em estado de graça porque Jesus assim o prometeu. Comemos o pão que desceu do céu para nos alegrar, para nos fazer superar todas as adversidades deste vale de lágrimas. Pois com Cristo venceremos todas as dores, contrariedades e todos os obstáculos que aparecem diariamente no nosso caminhar. Quem está sem Cristo enfrenta grandes dificuldades para superar tudo isso, e pode acabar sucumbindo, entregando, desanimando.

        Aquele que come este pão viverá abundantemente, para sempre, isto é, na vida eterna, sem sentir mais fome nem sede.

        Porém, outros irmãos têm fome natural por falta do alimento e da água, pelos quatro cantos do mundo.  Irmãos nossos que não têm o pão nosso de cada dia, e deveriam ser socorridos pelos outros irmãos que vivem na fartura esbanjando com alegria tudo que lhes sobram. E, infelizmente, essa é uma  das causas da violência, pois o desespero do pobre por não ter o que precisa, o força a tirar do rico o que lhe sobra. Uma parte dos pobres sofrem de deficiências físicas e mentais (pouca inteligência). Também muitos deles são vítimas da injusta gerada pela má distribuição da renda nacional, e da ausência de programas sociais que lhes favoreçam a aquisição de empregos. Porém, infelizmente sabemos que muitos dos que não possuem nada, são vagabundos preguiçosos que não querem trabalhar.

        Prezado leitor, prezado ouvinte. Se isso está acontecendo com você, "Reze e trabalhe." "Reza como se tudo dependesse de Deus e trabalha como se tudo dependesse de você."  A sua parte precisa ser feita por você. A vida é parecida com o aluno que por preguiça não faz a lição de casa ou os seus trabalhos e tarefas pedidos pelos professores. Então o pai ou mãe fazem estas tarefas ou lições dos seus filhos queridos. E ao fazer isso, estão na verdade impedido que os filhos aprendam. Porque eles têm de se esforçarem, para atingir as suas metas. Os pais não devem fazer as lições dos filhos. Senão, além de impedir que eles as façam e aprendam, estão contribuindo com a sua vagabundagem, com a sua preguiça. Você já reparou que Deus não faz a nossa parte, o nosso trabalho, as nossas lições.  Porque nós é que temos de fazer isso.

        Outra fome existente no mundo, é a fome da palavra de Deus. Parece que não, mas muitos esperam ouvir uma palavra que lhe dê esperança, que lhe conforta, que alivia suas dores, uma palavra de fé. Por isso vamos nos empenhar em melhorar os nossos sermões, nossas homilias, nossas palestras, nossos encontros catequéticos, etc. E podemos melhorar REZANDO, E TRABALHANDO. Lendo bastante, fazendo de tudo para seguir aquilo que apreendemos, e nos dedicando ao nosso trabalho de levar de forma cada vez melhor, ou com melhor qualidade, a mensagem de Cristo ao irmão. Pois ele está esperando por isso, pelo melhor de nós, pois ele está faminto e sedento de Deus.   

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Eu sou o pão vivo descido do céu (Jo 6,44-51) (12/05/11)

        Eu sou o pão vivo descido do céu.

        Jesus está dizendo que Ele é a comida, o verdadeiro alimento da nossa alma. O alimento que comemos para fortalecer e manter o nosso corpo, não nos livra da morte. Porém, o pão descido do céu nos livrará da morte eterna. Nos tornará vivos para sempre.

        É bom que estejamos preparados para receber este pão vivo. E estar preparado é não ter cometido pecado mortal. Se o fizermos, precisamos procurar o sacerdote para nos absolver, para nos perdoar. Ele recebeu o poder de perdoar do próprio Jesus que disse aos primeiros padres: "Aqueles a quem vocês perdoarem serão perdoados..."  E o sacerdote da sua paróquia é descendente dos discípulos, pois Jesus prometeu: "Eis que estarei convosco até o fim do mundo" . É evidente que aqueles discípulos não viveriam para sempre. Jesus estava se referindo à herança do poder que Ele acabara de lhes atribuir.   

        Precisamos buscar o perdão dos pecados mortais, ou o perdão do acúmulo dos pecados leves. Pecados veniais, nós os cometemos diariamente. Porém como somos salvos pela graça de Deus e não pelos nossos merecimentos, contamos com a sua misericórdia, desde que nos comprometemos em nos esforçar para evitar o pecado e fazer o bem.  

        Na verdade nunca estaremos dignos de receber este pão da vida, porém, confiantes no poder do padre de rogar por nós no início da Santa Missa, quando ele faz uma absolvição geral pelo nossos pecados veniais ou leves, ousamos nos aproximar do altar para receber o alimento para a nossa alma, o próprio Cristo o pão vivo descido do céu,  que se ofereceu a nós como alimento.

        Jesus ao dizer que Ele é o pão descido do céu, estaria preparando os seus ouvintes para a instituição da Eucaristia, a qual foi realizada no dia da última ceia com seus discípulos.

        Hoje, como naqueles dias após a última ceia, nós também comemos o corpo de Cristo, o pão vivo descido do céu, na hora da comunhão, porque o sacerdote recebeu de Cristo o poder de transformar o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue para o alimento da nossa alma. Para nos fortificar na fé, para nos dar forças contra o pecado, contra as tentações, contra os nossos vícios que nos arrastam para o pecado.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Deus quer que todos se salvem (Jo 6,35-40) (11/05/11)

        Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna.

        Os judeus não acreditavam  na ressurreição nem na vida eterna. Isto porque a Torá não fala nada a este respeito disso. Para os judeus tudo termina com a morte. Não há segundo tempo, nem recompensa ou castigo pelas nossas ações boas ou más. Para ele, esta vida é um salve-se  quem puder. Desta forma, eles podiam aproveitar esta vida do jeito que faziam. Se apropriando dos rendimentos provenientes das arrecadações do Templo.

        Portanto, o fato de Jesus anunciar a ressurreição e a Vida Eterna, foi mais um motivo de revolta por parte dos líderes judaicos.

        Muitos de nós também pensam igualzinho aos judeus.  Viver o presente, porque depois dessa vida terrena nada mais existirá. É por isso que assistimos diariamente a tanta barbaridade. Pois uma grande parcela da população mundial acredita que tudo termina depois da morte, e por isso devem aproveitar todos os prazeres lícitos e ilícitos sem se preocupar com nenhuma conseqüência, muitos menos se estão prejudicando o próximo.

        Que tolice! Aquele que provou ser o enviado de Deus, (e fez isso realizando cerca de mil milagres, pois a maioria deles não foram escritos), nos garantiu a existência da vida eterna e da nossa ressurreição. 

        Caro leitor. O mundo tem sede de Deus, porém busca saciar a sua sede em águas paradas, contaminadas. Não sabem ou não querem saber que só Jesus é a verdadeira fonte de água viva  que elimina a nossa sede para a eternidade!

        Rezemos  para que nesta Páscoa  a água de Jesus lave os nossos pecados, e conduza-nos  à conversão, para que possamos caminhar  em santidade, e pulverizar o mundo com a palavra de Jesus, fonte de água viva.

        Somos  imitadores de Cristo, portanto, não podemos perder nenhum daqueles que se perderam na caminhada   que viraram as costas para Deus, e estão vivendo apenas o presente.

        Deus quer a nossa salvação e nos deixou tudo para isso através de Jesus e da Igreja. Porém, muitos preferem a condenação eterna.

        E isso acontece porque mesmo que a fé seja instintiva, e o desejo de Deus esteja gravado na nossa mente, porque nós fomos criados por e para Deus. Ou seja, nós  viemos de Deus e devemos voltar para Deus. Porém, infelizmente, tem gente que prefere voltar para o demônio, para o inferno.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Rezar pelos nossos jovens! (Jo 6,22-29) (09/05/11)

        "Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna."

        Jesus nos recomenda que não  fiquemos muito preocupados com o alimento do corpo, mas sim com o alimento que Ele iria dar, a Eucaristia que é o alimento da nossa alma, e que nos guarda para a Vida Eterna.

        Em seguida Jesus fala que para  realizar a obra de Deus, é preciso acreditar naquele que Deus nos enviou.

        Jesus, o Filho de Deus que se fez alimento para alimentar a nossa fé. Estamos falando da hóstia consagrada. Esta hóstia santa que é distribuída aos jovens na primeira comunhão, e que infelizmente para alguns, passa a ser a primeira e a única comunhão.

        São jovens que embora tenham feito a primeira comunhão e até mesmo a Crisma, acabam se afastando da Igreja e de Deus. E isso acontece por causa  das más companhias que influenciam negativamente os nossos filhos a seguirem outros caminhos. Caminhos perigosos que acabam às vezes destruindo completamente a vida desses jovens cedo demais. Quantos pais neste exato momento estão chorando  a perda de um filho, de uma filha, que foram vítimas das conseqüências dos caminhos seguidos por eles.

        Aquela garota de 16 anos toda chorosa  dizia que ia se matar. Ao ser interrogada por que estava em tão grande desespero, começou a falar que era por causa do pai, outra hora dizia que era por causa da mãe, ambos, juntamente com a avó, estavam implicando com ela... Depois de muita conversa, chegou-se a conclusão que não era o pai, não era a mãe, nem tão pouco a avó, a causa do seu choro, do seu sofrimento, mas sim o namorado. O seu desespero e desejo de suicídio era pelo fato de ter feito a coisa errada com a pessoa errada, na hora errada, isto é, cedo demais. Ela tinha começado um namoro com um cara que a chamava de minha mulher,  e ela por sua vez o chamava de meu macho, isso de acordo com a moda atual. Parece que não se tratava necessariamente de um  romance amoroso, mas sim, e tão somente uma paixão violenta, que não terminou em pizza, mas sim em muitas lágrimas.

        Influenciada por aqueles que querem destruir a família, ela apenas se juntou a um jovem, mas foi por pouco tempo, como sempre acontece, ele "pegou o beco," "sartou de banda," foi embora, não assumindo o fruto daquela união, que era o seu próprio filho. Ele seguiu os conselhos de outros amigos, os quais representavam satanás.

        É isso. Aí! Infelizmente, o diabo está conseguindo dominar as mentes dos nossos jovens de forma que nos dá dó de ver meninas de 12 anos em diante grávidas, e meninos de 13, 14 anos totalmente mergulhados no mundo do crime.

        Pessoal dos grupos de orações. Rezem diariamente pelos nossos jovens!  Vamos colocar nas nossas missas intenções pela salvação dos nossos jovens.  Porque somente Jesus pode salvá-los!

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/