Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alegrias e tristezas (Lc 5,33-39) (04/09/09)

Na tradição judaica o jejum era praticado para a purificação dos pecados. Era um sacrifício oferecido ao deus vingativo, cuja ira só era aplacada com sacrifícios.  Jesus é o Deus que não veio para castigar nem condenar. Ele não exigia nenhum sacrifício e veio para nos libertar e nos acolher. O texto de hoje expressa a presença de Jesus entre os discípulos, pela imagem do noivo em um casamento, e isso é motivo de alegria e festa, e não de tristeza, choro, luto e jejum.

 

Prezados irmãos: Nossa vida é pontilhada de festa e velórios, alegrias e dores, choros e risos.

Quando somos jovens, predomina em nossa mente as imagens positivas ou alegres da vida. Temos pouca experiência negativa, e além isso não estamos preocupados com o preço do combustível, com a inflação ou com o preço da carne. O que queremos é nos auto-afirmar, causar a melhor impressão e viver o presente. Ao atingir a maturidade na fase adulta, nosso semblante já está mais sério porque a realidade já bateu a nossa porta e estamos com os dois pés no chão. Quando envelhecemos e estamos perto do anoitecer da nossa existência, não temos muitos motivos para sorrir, a não ser quando vemos os nossos netinhos. As lembranças de todas as experiências amargas estão no nosso subconsciente e também no nosso pensamento dominante.

Na verdade, uns sofrem mais do que outros. Aquele que vive ruminando os acontecimentos ruins, que não perdoa as ofensas que alguém um dia lhe fez, e assim vive chocando ovos de serpentes com diz o padre Fernando, são os que sofrem mais. Porque toda lembrança dessas mágoas faz grande mal ao corpo e a mente.

Porém aquele que perdoa as ofensas, que esquece as dores e momentos infelizes, vive melhor e com mais saúde física e mental. E chega até mesmo a ser feliz quando entrega todo sofrimento para Deus, e procura viver os ensinamentos e Cristo. Todos nós enfrentamos problemas. A diferença entre este indivíduo e o outro, é que este, quando tem problema, ele reza. Ele se apega mais com Deus. Ele entrega as injustiças para Deus, e assim, a solução vem sem demora. E só Jesus nos dá a força que precisamos para enfrentar as dificuldades e sofrimentos esta vida.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário