Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Jesus chama os primeiros discípulos (03/09/09) (Lc 5, 1-11)

Jesus, logo no início de seu ministério, observa os pescadores e vê neles as qualidades  adequadas para serem escolhidos como seus discípulos.  Os pescadores eram solidários e entre eles reinava uma experiência de vivência comunitária. Jesus achou por bem chamá-los para dar continuidade a esta vida de pescadores que viviam em comunidade, em uma missão maior, que se tornaria muito mais ampla, de projeção universal. A missão de serem pescadores de pessoas, tornando-se proclamadores da boa notícia de vida plena para todos.

E notem que aqueles pescadores não se julgavam santos como nós, e até Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da  demonstração de poder realizada por Jesus Cristo. Porque  eles percebem que não se trata de um truque, mas sim de um tremendo milagre. A pesca milagrosa que haviam feito.

 Então Jesus na maior calma os tranqüiliza. Se fosse hoje, talvez Jesus tivesse se expressado em uma linguagem bem jovem, assim: "Não esquenta, brother! Se liga na parada! A partir de hoje vocês estão convidados a serem pescadores de pessoas"

Irmãos. Todos nós também somos pescadores de pessoas. Todos nós somos evangelizadores, ou catequistas. Seja pela palavra seja pelo exemplo, mais o somos.

Você pode não ter o dom da palavra, mais você tem o dom de ser cristã, ou cristão autêntico. Você é aquela pessoa diferente que ninguém irá ver em nenhuma circunstância, dizendo um palavrão, falando mal dos outros, tramando uma paquera ou não defendendo sua Igreja quando for atacada por aqueles que não são católicos.

Você é uma pessoa diferente por que atendeu o chamado de Deus para viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. E assim, você evangeliza também pelo seu exemplo ao rezar, ao convidar seu amigo para ir à missa, ao combater as injustiças no seu ambiente de trabalho ou em sua casa, quando lidera um grupo de salvamento em uma situação de emergência, etc. Você é cristã, cristão de fato,  de atos e principalmente de exemplos. Por isso é seguido(a)  por aqueles que convivem com você no seu dia a dia.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário