Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mestre, Tu és o Filho de Deus (Jo 1,45-51) (24/08/09)

O nome de Jesus significa Deus salva. Exprime a sua identidade e a sua missão, porque é Ele que salvará o seu povo dos seus pecados. Pedro afirma que não existe debaixo do céu outro Nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos.

Cristo em grego, significa O Messias em hebraico, significa ungido. Jesus é o Cristo porque é consagrado por Deus, ungido pelo Espírito Santo para a missão redentora. Ele é o Messias esperado por Israel pois foi anunciado pelos profetas, enviado ao mundo pelo Pai. Jesus aceitou o título de Messias, aquele que foi descido do céu, crucificado porém depois foi ressuscitado, Ele é o Cordeiro que sofre calado sem reclamar.  Servo Sofredor que dá a sua vida em resgate pela multidão.

Jesus é o filho de Deus. Jesus é Deus feito homem, ou seja, É Deus que assumiu a natureza humana, é o pão descido do céu. Jesus é o retrato visível de Deus invisível.

Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, com duas naturezas, a divina e a humana, que não se confundem, mas estão unidas na Pessoa do Verbo. Portanto, na humanidade de Jesus, tudo: milagres, sofrimento, morte – deve ser atribuído à sua Pessoa divina, que age através da natureza humana assumida.

Jesus nos revelou, ou seja, nos mostrou, a verdadeira face do Deus Pai. "Quem me viu, viu o Pai" disse Ele. Jesus não era uma pessoa comum. Ele era o verdadeiro Deus. E nos provou isso através das suas demonstrações  de poder, ou seja, os milagres que ele fez.  Os evangelhos nos mostram apenas 51 dos muitos milagres que Jesus realizou. 

Jesus é o maior milagre de todos os tempos, sua vida desde a encarnação no corpo da Virgem Maria, os milagres e a sua ressurreição, todo esse mistério só passa a ter sentido para nós se o olharmos com os olhos da nossa fé. Caso contrário, não teria nenhum sentido e Cristo não passa de um homem histórico como pensam aqueles que não aderiram, não aceitaram e não acreditaram no mistério da encarnação, vida, paixão, morte e ressurreição do Filho de Deus.

Do nome Cristo é que veio o nome de cristãos, que somos nós os imitadores de Cristo. Ou seja, aqueles que tentam imitar a Cristo. Porque não é fácil imitar aquele levou toda a sua vida fazendo somente o bem, nos ensinou com palavras e exemplos como ser bom, como perdoar, como partilhar a nossa vida, como ajudar os outros com palavras e ações, como nos conduzir nesta vida para que um dia possamos merecer a vida eterna.

 ORAÇÃO:

Ó Filho Unigênito e Verbo de Deus, Tu que és imortal,viestes ao mundo  para a nossa salvação dignaste-Te encarnar no corpo da jovem pura e santa, que aceitou ser a  Mãe de Deus a sempre Virgem Maria. Tu que és Um da Santa Trindade, glorificado com o Pai e o Espírito Santo, salve-nos! Livrando-nos de tudo aquilo que nos afasta do reto caminho, do caminho da casa do Pai. Amém.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário