Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Amai os vossos inimigos (Lc 6,27-38) (10/09/09)

"Falou Jesus aos seus discípulos: digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,
 abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam."

Para o mundo de hoje parece que Jesus está nos pedindo uma coisa impossível. Se toda hora que ligo a televisão eu vejo sempre alguém matando alguém. De facada, de paulada de socos ou de balas, será que dá para acatar a ordem do Filho de Deus?  E é por isso que o mundo chegou ao ponto em que está. A culpa de toda violência do mundo atual é da televisão e do cinema.

E é aí que satanás entra em ação. Ele move muita gente a resolver seus conflitos de acordo com a regra milenar "olho por olho, dente por dente", sem recorrer a ajuda de Jesus. Ou seja, o maior problema do mundo atual é que todos, ou quase todos, preferem resolver seus problemas existenciais com seus próprios recursos, sem pedir a ajuda de Deus. Muita tragédia seria evitada se antes de investir contra o irmão ou irmã injusta, a pessoa primeiro recorresse a ajuda e proteção de do Pai celeste. 

Se todos seguissem a orientação de Mestre que nos aconselha a jogar um balde de água na fogueira, em vez de jogar gasolina." ...abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam."    O mundo seria outro bem diferente desse mundo em que estamos tentando viver. Jesus nos aconselha a agir assim porque Ele conhece a natureza humana.  Ninguém melhor que Ele para saber como funciona o nosso esquema mental. "O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles."     Mais parece que esta regra só é usada pelos candidatos a eleição e pelos vendedores. Os cristãos acham difícil demais. Acham que estão se rebaixando, se humilhando se fizer o bem a quem lhes faz o mal como Jesus nos ensina no evangelho de hoje.

Prezados irmãos. Vamos perdoar, vamos rezar por aqueles que nos ameaçam, nos causam prejuízos, nos perturbam, nos maltratam, nos caluniam etc. Porque fazendo isso estaremos seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Pense neste instante naquela pessoa que o fez de bobo(a), que lhe ofendeu, lhe passou para traz, sei lá. Você sabe o que realmente aconteceu. Reze por essa pessoa. Mais não peça a Deus para matá-la, ou para enviar-lhe um raio ou coisa parecida. Simplesmente a entregue a Deus. Peça a Deus para fazer com que aquela pessoa que lhe causou aquele prejuízo, físico ou moral se arrependa, e se converta, e não faça isso a mais ninguém. Peça a Deus pela conversão dessa pessoa. Principalmente para que ela pare de agir desse jeito. Do jeito que agiu com você. Amém.

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário