Pesquisar neste blog

sábado, 12 de setembro de 2009

A árvore boa dá bons frutos (Lc 6,43-49) (12/09/09)

Jesus está nos comparando com as árvores. Os frutos são o conteúdo das nossas palavras, e as nossas obras. Se somos bons, só vamos fazer coisas boas: Ajudamos os que necessitam, perdoamos, lemos  e meditamos a palavra de Deus, evangelizamos etc.

Porém, se somos ou nos tornamos maus, nossas obras não serão  boas. E o sinal indicativo de que alguém renunciou à sua condição de seguidor de Cristo, é começar a praticar a iniqüidade.  E assim como os frutos ruins indicam a qualidade da árvore, as palavras e obras más também vão nos dizer ou mostrar como são na verdade aqueles, cuja vida é pontilhada de gestos incompatíveis com sua condição de cristão. É como a árvore imprestável, que só produz maus frutos.

Interessante, que tais pessoas se esforçam para nos enganar. Por vezes, se vestem bem, andam no meio de nós, convivem conosco, fingem ser do nosso lado falando palavras bonitas, mais às vezes não passam de espiões de satanás. Podem nos enganar por algum tempo, mais a Deus não enganam. 

E podemos encontrar muitos destes no meio de nós, dentro da comunidade cristã, rezando a Deus, e nutrindo o ódio pelo irmão.  É do tipo que odeia o irmão que vê e dizem amar a Deus que não vê. Dá para acreditar?

Irmãs e irmãos. Vamos rezar e pedir a Deus, para que nenhum acontecimento nos transforme em um destes falsos cristãos, que só produzem maus frutos. Senão assim seremos como o tomate podre no meio de tomates bons. Podendo apodrecer os outros tomates.

Vamos ficar de olho primeiro em nós. Verificando quando estamos falseando em nossas atitudes principalmente contra o próximo, para ver se estamos pendendo para o lado de lá da vida cristã.  Em segundo lugar, vamos observando se em nosso meio existem tomate podres. Como Jesus disse, "tomem cuidado com o fermento dos judeus" .  Assim também nós, vamos agir com cuidados especiais diante de tais pessoas para que o seu fermento não nos pulverize de atitudes anticristãs, ou atitudes falsamente cristãs.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



2 comentários:

  1. Muito boa a explicação de bons frutos! Todo mundo fala mais ninguém sabe o que significa! Agora eu sei graças e essa postagem.

    ResponderExcluir