Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Exaltação da cruz (João 19,25-27) (15/09/09)

" Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena".

         DEPOIS DE JESUS, A CRUZ PASSA A TER UM NOVO SENTIDO

        Antes de Jesus, a cruz era vista como um instrumento de castigo, de humilhação, de condenação dos criminosos.

Porém, o fato de Jesus, o Filho de Deus ter sido crucificado deu à cruz um sentido novo: deixou de evocar a condenação e a morte, para significar exaltação da vida. E esta mudança radical da maneira de se ver a cruz foi por causa da vida de Jesus. Jesus, pela sua existência impecável só fazendo o bem e anunciando a Boa Notícia para a nossa salvação, aceitou a morte de cruz, e isto demonstrou a sua fidelidade ao plano do Pai em relação de ao Filho, Cordeiro imolado pesos nossos pecados e para a nossa salvação. Nela ficou patente que Deus era o senhor único e exclusivo da vida de Jesus, e que nenhum fariseu ou escriba foi suficientemente forte para desviá-lo do caminho traçado pelo Pai.

Jesus, apesar de ter pedido ao Pai no Horto das Oliveiras que o livrasse daquele cálice amargo, deixou, contudo que se realizasse a vontade desse mesmo Pai. Por isso Jesus não vacilou e enfrentou o martírio de cruz com cabeça erguida, até final em que disse: "Pai tudo está consumado, a Ti entrego o meu espírito".

Espero em Ti meu Deus também ter a oportunidade de repetir estas mesmas palavras de Jesus, no meu último instante de vida.

É daí que se originou o respeito dos cristãos pela cruz que passou a simbolizar, sinal de vida eterna. Ao olhar a Cruz, não devemos nos fixar na paixão de Cristo, mas sim na sua ressurreição e no que isto significa para nós durante a nossa caminhada terrena. A cruz nos lembra a fidelidade de Jesus ao plano do Pai. A cruz é um resumo do amor de Jesus pela humanidade, ao entregar-se para resgatá-la do pecado, e é um convite para que façamos o mesmo. Para que nos amemos sem reservas, e para que nos entreguemos  também sem reserva ao plano de salvação de Deus Pai, evangelizando: Seja, com o exemplo, seja com a palavra, seja com o testemunho.

Isso porque a cruz representa a dedicação radical e incondicional de Jesus ao Reino, e estimula a todos nós a fazer o mesmo. Portando, não se trata de idolatrar dois pedaços de madeira como já fomos criticados pelos nossos irmãos separados, mais sim. Exaltar a cruz é, pois, exercer o nosso papel de cristãos, isto é, aqueles que imitam a Cristo não só com a palavra, mais acima de tudo, com o exemplo.

 

Sal

VISITE MEU BLOG

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário