Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Jesus inverte os valores (Lc 6,20-26) (09/09/09)

No evangelho de hoje Jesus inverte a escala de valores dos judeus.  Mais o que é uma escala de valores?  Veja bem. No tempo de Jesus, os judeus assim como hoje, achavam que as coisas que valem mais são os bens materiais, como casa, terrenos fazendas e outras propriedades.

Quais as coisas mais importantes para a nossa existência hoje?  Saúde, dinheiro, fama, posição social. Qual a profissão mais importante? Todos respondem sem pestanejar. Médico. Qual a pior profissão? Lixeiro.

Os valores mudam no tempo e no espaço. 

No tempo: Quando você era pequena, brincava de boneca. Hoje, com quinze anos, boneca nem pensar.

No espaço: Um sujeito sobrevoando a África em um monomotor com uma maleta cheia de notas de 100,00 no valor de 900 mil reais. Ele está pensando com um sorriso nos lábios, eu tudo que ele pode comprar com todo aquele dinheiro.  De repente um estouro. A hélice parou. Olha para baixo só vê areia. É o mortal Deserto de Sahara!

Já no chão, ou melhor, na areia com o sol torrando sua cara, logo após umas 4 horas de banho de sol forçado, bate uma sede de doer a garganta, e ele pensa, em grande desespero!  Eu pagaria mil reais por uma jarra de água gelada!

Viu? Ali na areia do deserto sua maleta de dinheiro, não vale nada!  É triste pensar também que quando estivermos dentro do caixão toda a nossa riqueza não nos servirão de mais nada!  

Pense: Só Deus e a vida eterna são valores imutáveis.

Os valores estão classificados em uma escala de importância. Uns valem mais que outro. Para aquele sobrevivente na areia do deserto, a coisa que tinha mais valor naquele momento de desespero, não era a maleta de dinheiro, mais sim uns copos de água.

Jesus no seu discurso inverte a escala de importância dos valores. As coisas que para a elite representada pelos saduceus, fariseus, escribas e sacerdotes valiam mais, Jesus desvalorizou.  dando maior valor exatamente o que eles desprezavam ou desvalorizavam.

Felizes são os pobres que passam fome... (ao contrário do que todos pensavam.)  ...e felizes os que choram porque: Serão saciados e vão rir muito... onde? NA VIDA ETERNA, UM DIA.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. isso eh uma boa maneira de explicar que nos dias de hoje os mesmos valores voltaram, assim como oas mesmas ideias que voces colocaram com relacao a propria posição social... ou como dizem voces na pagina que na verdade nao explica porra nenhuma, e não esclarece nada.... assim como (de acordo com seu texto)"... saúde, dinheiro, fama, posição social. Qual a profissão mais importante? Todos respondem sem pestanejar. Médico. Qual a pior profissão? Lixeiro."... o egnracado eh que isso na verdade nao tem como Lucas ter vivido com a caravana de jesus... ele era alheio ao que aconteceu naquela epoca em que jesus vivia... destorçam o que quiseram... mas pelo menos um pouco de verdade deve ter...

    ResponderExcluir