Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jesus perdoa Madalena (Lc 7,36-50) (17/09/09)

Mais uma passagem ou encontro de Jesus com Madalena.  E mais uma vez, o gesto ou atitude de Jesus diante da pecadora, pode levar a alguns incrédulos a pensar como aquele fariseu, que Jesus era muito "bonzinho" com a tal mulher pecadora.

        Os fariseus e escribas tinham uma escala de valores muito radical: Seguiam cegamente a Lei, eram fissurados em manter as tradições, tinham grande cuidados para não se contaminar com as impurezas, e, como a maioria das pessoas, era preconceituosos. Uma prostituta para eles, era uma das coisas mais abomináveis desta vida.

        Jesus, ao contrário,com suas atitudes demonstrou que o amor é muito mais importante do que a o seguimento e a obediência cega às tradições e a Lei. E Ele não estava nem um pouco preocupado com o que os demais iriam pensar sobre suas atitudes. É que Jesus sendo Deus tinha uma vantagem a mais na frente de seus adversários. Ele percebia os pensamentos das pessoas. E, mais uma vez, Jesus detecta os pensamentos maldosos dos judeus, e os coloca nos seus devidos lugares. As respostas de Jesus sempre "arrasava"  com a arrogância dos escribas e dos fariseus.   

        O fariseu que convidou Jesus para almoçar em sua casa, interpretou  com maldade e com malícia, o gesto amoroso de Madalena , uma repugnante pecadora que todos conheciam e que ele pensava que o Mestre nem desconfiava de quão desprezível era aquela pessoa.

Mais Jesus pensava exatamente o contrário. Para Ele, o gesto daquela mulher, foi uma demonstração de puro amor, muito embora, o fariseu a considerasse impura, e de estar acariciando o Mestre com gestos sensuais como era de sua especialidade.

        Irmãos. Jesus não estava "amarelando" diante de uma linda mulher de vida "livre". Jesus sabia o quanto ela havia pecado. As  lágrimas daquela pecadora não eram lágrimas de crocodilo, mais sim, lágrimas de arrependimento. Por isso que Jesus a perdoa. "Por isso te digo: seus numerosos  pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. ... E disse a ela: Perdoados te são os pecados."

         Jesus. Perdoa-nos também porque somos preconceituosos, discriminadores, arrogantes com os pobres, e principalmente por nos considerar mais importantes que os outros. Amém.

 

Sal

VISITE MEU BLOG

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



3 comentários: