Pesquisar neste blog

domingo, 20 de setembro de 2009

A mãe e os irmãos de Jesus (Lc 8,19-21) (22/09/09)

"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam."

        Até dá a impressão que Jesus foi malcriado principalmente com sua querida mãe, ao dizer isso. Mas é preciso entender que Jesus não está falando como apenas um filho de uma mãe que tem uns irmãos, mas sim como o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar do pecado.

        Ao dizer isso, Jesus quer dizer também que não adianta ouvir, ler ou escutar a palavra de Deus, se não a pomos em prática.

        E o que significa por em prática a palavra de Deus?        Significa fazer aquilo que o Filho de Deus nos ensinou. Amar a Deus com todas as nossas forças, com todo o nosso entendimento, e ao próximo como a nós mesmo.

        E Amar a Deus com todas as nossas forças, significa fazer tudo que a minha força física permitir de acordo com a minha idade, com a minha saúde, com a minha boa vontade, para divulgar a mensagem de Cristo a todos que eu puder.

        Com todo o meu entendimento significa interpretar a vontade de Deus de acordo com o conhecimento catequético que eu tive.

        E ao próximo como a nós mesmo, significa que tudo que eu desejo para mim, eu devo desejar também aos outros.   

        Só nos resta agora entender o que significa praticar a palavra de Jesus, ou de Deus. Entender até que não é difícil. O problema é, realmente, praticar.

        Mais vamos tentar entender o que significa praticar a palavra de Deus.  Ora, se todos os ensinamentos de Jesus podem ser resumidos em: Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo, ou em outras palavras, tratar os outros como nós gostaríamos de ser tratados, parece que ficou mais fácil.

         É só desejar aos outros,  exatamente o que eu desejo para a minha pessoa.

        Então, se eu não gosto de ser ignorado, eu não vou ignorar ninguém. Se eu não gosto de ser humilhado, eu não vou humilhar ninguém.  Se eu não gosto que ninguém me tire "o sarro" eu não vou "tirar o sarro" em ninguém. Se eu não gosto que ninguém me aborrece, eu não vou aborrecer a ninguém. Se eu não gosto que ninguém me explore, eu não vou explorar ninguém. Se eu não gosto que ninguém me ofenda, eu não vou ofender  ninguém.

        É, meus  irmãos. Por em pratica a palavra de Deus, é isso: FAZER AOS OUTROS EXATAMENTE O QUE GOSTARÍAMOS QUE ELES FIZESEM A NÓS.

 

Sal

ESPERO VOCÊ AQUI

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário