Pesquisar neste blog

domingo, 20 de setembro de 2009

Misericórdia e não sacrifício (Mt 3,13-17) (21/09/09)

"Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes." Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."

Os fariseus discriminavam as pessoas que não seguiam a risca as tradições e a Lei, rotulando-as de pecadoras, e atribuindo a eles próprios a qualidade de justos. Mateus era um publicano cobrador de impostos e por pegar sempre uma parte do que arrecadava, havia ficado rico. Mais como vivia em constante contato com pessoas simples consideradas impuras e porque não levava muito a sério a observância das tradições religiosas, passou a ser considerado pecador pelos escribas e fariseus. Jesus fez questão de sentar-se à mesa com aquela gente justamente para dar uma lição nos falsos justos representantes da classe dominante. 

  Com a sua atitude e suas poucas palavras, Jesus mostra aos fariseus que não obstante os seus sacrifícios e oferendas apresentadas no templo, eles são mais impuros do que os gentios e publicanos.

E para criticar ou corrigir a maneira antiga e obsoleta que os judeus usavam para agradar a Deus, ele afirma "Eu quero a misericórdia e não o sacrifício". 

Com isso, Jesus estava dizendo que de nada adiantava os sacrifícios feitos no templo, se os fariseus e escribas não eram misericordiosos para com os excluídos daquela sociedade.

Meus irmãos. O que Jesus está nos dizendo nesse evangelho de hoje para o dia de hoje?  Jesus está nos dizendo que não quer que subamos o morro de 600 metros de altitude caminhado de joelhos para colocar flores no altar na imagem de barro da santa que se encontra na capela lá no alto, em perdão dos pecados ou para conseguir uma graça, como ainda o fazem alguns irmãos e irmãs. O que Ele quer, é que sejamos misericordiosos, caridosos uns com os outros. Jesus não quer sacrifícios como as promessas de rezar 500 Pai Nossos, mas sim, Ele quer misericórdia. Ele quer que ajudemos a nossa Igreja, os desabrigados das cheias, os que sofrem por causa da seca, os pobres espalhados por este Brasil a fora, e todos aqueles que batem a nossa porta ou que estendem as suas mãos em busca de uma ajuda.

E quando Jesus nos diz hoje que Ele não veio chamar os justos mais sim os pecadores, está nos dizendo que a nossa energia dedicada na evangelização, não deve se dedicar somente àqueles que estão rezando, comungando, indo à missa, mas sim às ovelhas desgarradas. Como por exemplo, a grande massa de jovens que não comparece a missa.

Prezados irmãos. Não podemos ficar acomodados e satisfeitos com uma missa participada ou assistida por crianças e idosos. Precisamos correr atrás dos jovens. Como? Não sei. Só sei que precisamos encontrar uma fórmula de atraí-los. Talvez modificando ou atualizando a nossa Igreja em termos de colocar  menos tradição e adicionar  mais presente e mais futuro, para que a juventude ao entrar no templo se sinta num ambiente que também é condizente com a sua faixa etária, para que se sinta em casa,  e não como  uns peixes fora d'água num ambiente da terceira idade.

 Eu não estou criticando a minha Igreja que é maravilhosa por ser fundada pelo próprio Cristo. Pelo contrário, estou aqui para defendê-la, e para contribuir para sua melhoria, porque sou feliz por ser católico e jamais mudarei de religião. Mais só acho que não devemos ficar agarrados a certas tradições como os escribas e fariseus. Se Jesus estivesse aqui hoje certamente  estaria combatendo ou corrigindo alguma coisa que damos muita importância em detrimento de outras que requerem soluções imediatas. Precisamos correr atrás de alguns prejuízos que aconteceram exatamente por que ficamos acomodados ao longo do tempo.  

 

Sal

ESPERO VOCÊ AQUI

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



4 comentários:

  1. ói é reflexão é otima !!!
    ms a palavra de eus diz que Jesusu naõ veio fundar "igreja " pois a igreja somos nós e devemos obedecer a usa palavra ...qula a difernça de subir a um monte de 600 metros para levar flores a uma imagem ou levar flores a imagem que vc tem na sua casa no seu quarto no seu pescoço???nenhuma!!!
    a biblia ja diz maldido ate o teto que estar guardando uma imagem.
    dentro de vc nao pode jorrar agua doc e e agua salgado !
    ou vc serve a Deus ou as imagens !ou vc serve a Deus ou as tradiçoes...
    não se engane Jesus está voltando e ficarao de fora os mentirosos , idolatras, assasinos, roubadores e muitos outros!!!
    se leste apocalipse lá vera que agrande prostituta do apocalipse se emcaixa perfeitamente com a igreja catolica !!!
    entao meu amigo nao permita ainda mais que o inimigo segue seu entendimento...
    obedecer é melhor que sacrificar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse... CORRIGIDO
    ói é reflexão é otima !!!
    mas a palavra de Deus diz que Jesus naõ veio fundar "igreja " pois a igreja somos nós e devemos obedecer a sua palavra ...qual a diferença de subir a um monte de 600 metros para levar flores a uma imagem ou levar flores a imagem que vc tem na sua casa no seu quarto no seu pescoço ou na sua igreja???nenhuma!!!
    a biblia ja diz maldido ate o teto que estar guardando uma imagem.
    dentro de vc nao pode jorrar agua doce e agua salgada !
    ou vc serve a Deus ou as imagens !ou vc serve a Deus ou as tradiçoes, ou vcseve a a Deus ou a vc mesmu ou ao mundo...
    não se engane Jesus está voltando e ficarao de fora os mentirosos , idolatras, assasinos, roubadores e muitos outros!!!
    se leste apocalipse lá vera que agrande prostituta do apocalipse se emcaixa perfeitamente com a igreja catolica !!!
    entao meu amigo nao permita ainda mais que o inimigo segue seu entendimento...
    obedecer é melhor que sacrificar.

    indercederei por ti!

    ResponderExcluir
  3. como não abrir os olhos diante de tantas verdades não é irmãozinho!deus de fato requer de nos misericordia e não sacrifios,então precisamos pedir pra ele abrir a nossa visão espiritual e nos dar entendimento na sua palavras para que possamos agir de acordo com sua vontade e não ficarmos iludido com falsas intrepretações que só nos leva a cada dia mas pra a ruina espiritual,é necessario examinar as escrituras.não compriendo como vc pode dizer que não abrira mão de ser catolico desde de quando vcs vive na pratica da idolatria o que desdes os tempos antigos deus já vem abominando-as.irmão não se deixe enganar por sabedoria humana mas buscai de deus o que é melhor pra ti,confesse a jesus com senhor e salvador da sua vida e véras que te iras bem ,pois em sua palavra ele diz:eu sou o caminho a verdade e a vida ninguem vai ao pai se não por me"´.so ele meu amado pode rogar a deus em nosso favor,o senhor não delegou poder a nenhum outro,creia tão somente nesta palavras e abra o seu coração pra jesus so ele te dara o que vc precisa e te levará em lugares altos,mude o rumo da sua vida e será feliz.um grande abraço e que deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Cuidado e prudência com seus comentários. Jesus nesse Evangelho está exatamente pedindo misericórdia! E esses dois comentários vão no lado oposto do que Jesus está pedindo...os Fariseus se achavam justos, vcs também condenando de idolatria estão se colocando acima deles e se achando justos. Veneração é uma coisa idolatria é outra. Se alguns erram de ignorância ajude-os ensinando e pedindo a Deus por eles. Não julgando e se achando "Justos". Cuidado.

    ResponderExcluir