Pesquisar neste blog

domingo, 13 de setembro de 2009

O Messias, sacerdote, profeta e rei (Mc 8,27-35) (13/09/09)

         Jesus pergunta aos discípulos: Quem dizem os homens que eu sou?  Responderam-lhe: Uns dizer que é  João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas.  Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? E Pero respondeu em nome de todos: Tu és o Cristo. Que quer dizer, O messias.

         A palavra Cristo vem da tradução grega do termo hebraico que quer dizer, "Messias", ou seja, o "ungido". E só toma o nome próprio de Jesus porque este leva à perfeição a missão divina que significa. Com efeito, em Israel eram ungidos em nome de Deus os que lhe eram consagrados para uma missão vinda dele. Era o caso dos reis, dos sacerdotes e, em raras ocasiões, dos profetas. Esse devia ser por excelência o caso do Messias que Deus enviaria para instaurar definitivamente seu Reino. O Messias devia ser ungido pelo Espírito do Senhor ao mesmo tempo como rei e sacerdote, mas também como profeta. Jesus realizou a esperança messiânica de Israel em sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei.

Desde o inicio Ele é "aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo" (Jo 10,36), concebido como "Santo" no seio virginal de Maria.  A consagração messiânica de Jesus manifesta sua missão divina. "É, aliás, o que indica seu próprio nome, pois no nome de Cristo está subentendido Aquele que ungiu, Aquele que foi ungido e a própria Unção com que ele foi ungido dado: Aquele que ungiu é o Pai, Aquele que foi ungido é o Filho, e o foi no Espírito, que é a Unção." Sua consagração messiânica eterna revelou-se no tempo de sua vida terrestre, por ocasião de seu Batismo por João, quando "Deus o ungiu com o Espírito Santo e poder" (At 10,38), "para que ele fosse manifestado a Israel" (Jo 1,31) como seu Messias. Por suas obras e palavras será conhecido como "o Santo de Deus". (Fonte: Catecismo da Igreja Católica)

        No evangelho de hoje, a primeira intervenção de Pedro foi perfeita, pois sua resposta foi inspirada pelo Espírito Santo.  Porém, a segunda interpelação, foi um desastre.

        Jesus continuou a falar, e faz referência ao sofrimento ao qual Ele vai ter de passar. Pedro, reage  espontaneamente e sem pensar, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.

        Jesus repreendeu a Pedro dizendo palavras muito duras:  "Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.

        Não parece que Jesus estava,  necessariamente chamando Pedro de Satanás, mas sim, que ele estava sendo tentado por Satanás.

        Pedro, era uma pessoa sincera e simples, e costumava agir espontaneamente, por causa da sua pouca inteligência, a qual só foi transformada no dia de Pentecostes, quando, pela luz do Espírito Santo, fez um discurso espetacular que converteu muita gente. A outra vez que Pedro deu uma grande "mancada" foi no dia da transfiguração de Jesus, em que ele reagiu mais ou menos assim: Jesus! Que beleza! Vamos montar umas tendas e ficar aqui para sempre...!

        Irmãs, e irmãos: Nós também às vezes podemos reagir e emitir respostas espontâneas ou impensadas que podem ofender as pessoas mais queridas. Mais, a bem da verdade, as reações e respostas impensadas, espontâneas, são exatamente a pura expressão do que realmente estamos sentindo naquele momento.

        Imagine que você está sendo homenageado(a) em um Clube não sei das quantas, e alguém lá do palco lê um discurso lindo, no qual fala coisas maravilhosas sobre a sua pessoa. Um tanto verdade, um tanto exagero, mas você foi pintado(a) de uma pessoa ideal e maravilhosa. No fundo você fica muito lisonjeado(a), mas fica pensando. Aquelas palavras não lhe saíram de dentro da alma... Foi uma coisa pensada, ensaiada, do tipo pré-fabricado. Não é a mesma coisa que um murmúrio, um suspiro, ou mesmo um gemido de alguém muito querido(a) que lhe diz meio sussurrando, "Te amo muito",  gosto de você... etc.

        A intenção de Pedro era reta e pura, mais, como nós às vezes, fazemos, ele foi infeliz no modo se  expressar. E Jesus, que como Deus vê tudo, detectou a presença de Satanás atentando-o a se manifestar daquele jeito, não reconhecendo o plano de Deus com relação a Jesus.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. Irá AJUDAR muito em nossa celebração amanhã.
    Se tiver algo mais a colocar pode enviar para souzaassis@gmail.com

    ResponderExcluir