Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A herança (Lc 12,13-21) (19/10/09)

        Alguém pediu a Jesus que desse um jeito no seu irmão porque ele não queria repartir a herança. Jesus recusou o seu pedido dizendo que Ele não era juiz entre os dois naquele caso.

        Herança! Quantas brigas, quanta confusão, quanto egoísmo já não aconteceu, na hora de reparti-la entre os herdeiros. ´

        É um que tenta passar a perna no outro ficando com a melhor fazenda,  o mais esperto tenta lograr o mais humilde, o mais tímido se não se cuidar fica com a pior parte da herança.   Houve um caso em que o fazendeiro ainda nem tinha acabado de morrer, e os filhos já estavam brigando por que cada um queria ficar com as melhores terras. Quanto caso de falsificação de documentos que comprovam s direitos dos herdeiros. Quanto pecado de avareza!

        Às vezes não ouvimos coisas como essas nos sermões das missas, por precauções ou mesmo falta de vivência e experiência dos padres. Eles estudam muito, se preparam, são iluminados pelo  Espírito de Deus,  mais lhes falta a devida experiência vital para fazer uma abordagem cheia de certas coisas que acontecem  na nossa vida.

        Como vivem na dedicação plena do Reino de Deus, falta-lhes uma convivência maior com a vida, da convivência familiar, dos problemas financeiros, como o caso das questões envolvendo partilhas de heranças, etc.   Eles ficam sabendo dos problemas pelos fatos e boatos locais, pelo noticiário, pela sua magnífica experiência  de confessionário. Mas o problema é que só os justos e honestos é que se confessam. Aqueles que aprontam  e que já estão com a consciência moral embaçada pelo mal, nem chegam perto de um padre. Assim, muita coisa que deveria ser comentada na liturgia principalmente dominical, fica faltando não por incompetência do sacerdote, mais por várias razões alheias a sua boa vontade.

        Jesus hoje nos pede ou nos avisa, para nos guardar da AVAREZA. Porque não será feliz aquele que fica rico lesando o próprio irmão. Passando-o para traz no caso de uma divisão de herança, por exemplo.

        E  assim como a esmola é muito mais benéfica para quem a deu do a quem recebeu,  a fraude ou roubo disfarçado no caso de uma divisão de herança, vai fazer muito mais mal a quem fraudou, do que a quem foi lesado.   Isso parece  com dinheiro roubado, que é amaldiçoado. Tudo que se compra com ele parece que não dura muito. Dinheiro que vem fácil, desaparece  fácil.

        E Jesus é bem claro na sua advertência  para não acumular tesouros na Terra, e sim no Céu.  Porque "... as coisas, que ajuntaste, de quem serão.  Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus.

 

Sal

Conheça meu Blog

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. MEU AMIGO, ACHO QUE VC DEVERIA REVER UM POUCO SEUS CONCEITOS SOBRE OS SACERDOTES! VC TEMCERTEZA QUE É COTÓLICO? NAO PARECE. ACHO QUE FOI EXAGERO SEU GENERALIZAR TODOS OS SACERDOTES DESSA FORMA, TALVES DEVERIA REVER SEUS CONCEITOS.

    DOM ALBANO COSTA

    ResponderExcluir