Pesquisar neste blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O grão de mostarda (Lc 13,18-21) (27/10/09)

        Jesus explicou  os discípulos sobre o que Ele estava para enfrentar, usando de duas comparações ou o que podemos chamar de parábolas, apesar pequenas. Com essas figuras de linguagem, O Filho de Deus queria explicar aos seus amigos como seria a paixão e a morte de cruz, e, também, os convidava a não nutrir falsas expectativas a respeito da sua pessoa.

        Estas duas parábolas realçam os grandes resulta­dos que podem surgir de diminutos começos. O pe­queno grão de mostarda torna-se uma árvore que pode chegar a quase três metros de altura. Um pe­queno tablete de fermento ajuda a massa a aumentar várias vezes seu tamanho original. Jesus usa esses exemplos cotidianos para dar uma visão do Reino.  ­O Reino de Deus não pode ser descrito nem explicado em linguagem humana, mas o mundo está cheio de sinais dele. As parábolas nos dão lampejos de compreensão. Com essas duas parábolas aprendemos essencialmente que devemos esperar o começo do Reino nos menores acontecimentos e nas pessoas mais insignificantes aos olhos do mundo. Uma  mulher enferma, por exemplo, é sinal do Reino de Deus na narrativa anterior.

        Embora em geral tenha um único foco princi­pal, quase sempre uma intuição do sentido da existência que abala preconceitos comodistas, a parábola pode ser usada para outros fins. A Igreja primitiva via um outro significado na grande árvore de mostarda e nos pássaros, à medida que a prega­ção do Evangelho se espalhava e os pagãos eram aceitos na comunidade cristã. E a idéia do fermento levaria naturalmente à comparação com a influência cristã no mundo.

 

Sal

LITURGIA COMENTADA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário