Pesquisar neste blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Outra cura no sábado (Lc 14,1-6) (30/10/09)

        Outra cura no sábado. Pela terceira vez Lucas apresenta uma cena com Jesus na casa de um fariseu. É provável que o ho­mem com hidropisia, doença que faz o corpo inchar com excesso de fluido, fosse um dos convivas. A possibilidade da cura de um amigo deveria ter pro­vocado o anfitrião e seus convidados  ao menos discutir a conveniência dessa cura no sábado, mas todos ficam em silêncio. Então, Jesus cura o homem. Tenta abrir as mentes dos ouvintes, mostrando o absurdo de negar a cura com base em uma lei do sábado.

        Porém, desta vez, Jesus não foi tão agressivo. Afinal, era uma refeição de confraternização. Por outro lado, o homem doente, ao que  parece, talvez fosse da família do fariseu. O que justifica a atitude de silêncio diante dos argumentos do mestre com relação ao cumprimento cego, fanático e exagerado da Lei, atitude essa que O Mestre não aprovava e fazia questão de desobedecer fazendo curas no sábado.

        Jesus mais uma vez teve pena daquele homem que sofria com a referida doença.

        Prezados irmãos. Tenhamos a certeza de que Jesus também tem pena de nós que sofremos. Seja por doença, seja por injustiça, seja pela falta do dinheiro necessário para comprar alimento, roupa, abrigo, etc. Então, em vez de nos desesperar, de nos revoltar com o nosso Pai, pelo fato de nos acontecer essas coisas, vamos nos apegar cada vez mais a Ele, rezando com fé e pedindo a solução dos nossos problemas dessa vida passageira.

 

Sal.

LITURGIA COMENTADA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário