Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cristo Rei do Universo (João 18,33-37) (22/11/09)

         Nos tempos de Jesus, havia dois grupos de pessoas que pensavam diametralmente o contrário um do outro a respeito da realeza de Jesus. O grupo daqueles que eram beneficiados pelo seu poder curativo e pelas suas palavras de sabedoria, queria coroá-lo rei dos judeus não só por isso, mais principalmente para que Ele expulsasse os invasores romanos daquele território.   

        Já o grupo representado pelas as autoridades judaicas via em Jesus um subversivo, que pretendia tornar-se rei dos judeus, libertando o povo da opressão romana, portanto, um forte concorrente de Pilatos. Foi por isso que Jesus disse que o seu reino não desse mundo. Pilatos ao interrogar Jesus se ele era o rei dos Judeus, demonstra sua preocupação com um possível concorrente.

        O reinado de Jesus não tem nada a ver  com os reinados desse mundo. Seu reinado é um reinado de serviço, e não de ser servido. Um exemplo disso é o fato do Rei Jesus ter lavado  e beijado humildemente os pés dos discípulos.  

        O reinado ou governo de Jesus é um reinado de bondade, de paz, de amor fraterno, de caridade de justiça. É por isso que todos nós deveríamos fazer parte desse reino de Cristo, onde reina somente o amor e a verdade.

        Cristo é quem deve governar a nossa vida. Dizemos "deve", porque  Ele não força, não nos obriga a aceitar o seu governo. Apenas nos convida, diariamente batendo à nossa porta querendo entrar na nossa vida.

        Tem gente que não ouve, ou ignora e não deixa Jesus entrar em suas casas. E o que acontece?  O príncipe das trevas, o demônio, se aproxima ou encosta nessas, e  faz as propostas mais espetaculares, carregadinhas de muito prazer. Mais suas promessas não passam de mentiras e enganação.  Porque o demônio além de mentiroso,  ele vive tentando tirar os filhos escolhidos de Deus engajados na pastoral,  do seu caminho de salvação pessoal e comunitária, exatamente como o fez com o Rei Davi. Satanás o tentou a pecar contra o irmão e contra Deus, e tirá-lo do seu caminho. Cuidado. Isso pode acontecer hoje comigo ou com você.

        Não feche a porta quando Jesus bate. Deixe Jesus entrar na sua casa, na sua vida, nos seus planos. Juntamente com isso, reze, medite a palavra, leia o  Catecismo da Igreja Católica, e pratique muita caridade, e comungue o máximo que puder. Isso tudo vai dificultar satanás de invadir a nossa vida. Mas fique de olho vivo, fica esperto, porque o demônio não vai lhe dar folga. Ele sabe que você é engajado(a)  na vida da Igreja, e assim serve a Deus. Por isso ele está de olho em você, esperando o menor deslize seu, esperando aquele momento de fraqueza, de carência, para dar o bote como uma serpente.

        A palavra rei hoje em dia está fora de moda, desatualizada.  Mais o significado da palavra reinar, não está fora de moda.  Porque reinar é o mesmo que governar.   E Jesus, reina ou governa  não como os governos  e os poderosos desse mundo.Deus cuida de cada folha que cai, de cada fio de cabelo de nossa cabeça, de cada peixe que faz a piracema, subindo a cachoeira em saltos espetaculares para desovar na cabeceira do rio, pois perto da foz tem muitos predadores.

        A piracema é um espetáculo incrível, que prova o governo de Deus sobre as maravilhas do Universo. Como pode um peixe (na verdade, "uma peixa") de um salto vencer a força das águas e subir a cachoeira e depois a corredeira acima?

        Ele pode porque  Deus lhe deu esse poder, e continua cuidando dele, governando a sua existência.

        Irmãos. Se Deus cuida o governa a natureza, os pássaros, os peixes, que dirá de nós? Mais para que deus cuide de nós com mais força, precisamos deixar que Ele entre na nossa vida e permaneça conosco. Precisamos entregar a nossa vida a Deus para que Ele a administre. Precisamos deixar que Deus reine, ou governe a nossa vida  24 horas por dia até o nosso último suspiro.

 

Sal

 Conheça  HOMILIA DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário