Pesquisar neste blog

Carregando...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A família de Jesus (Mt 12,46-50) (21/11/09)

                Jesus não excluiu sua família, nem muito menos foi grosseiro com a sua mãe.  O que Ele quis nos dizer, é que todos aqueles que fazem a vontade do Pai, aqueles que seguem seus ensinamentos, são pertencentes a grande família universal de cristãos. Aqueles que seguem ou tentam seguir a Jesus.

        Esta é a explicação ou definição de família cristã, explicada pelo próprio Jesus Cristo. É a definição da verdadeira família de Jesus como os que fazem a vontade de Deus. O relato de Mateus não contém nenhuma crítica explícita aos parentes de Jesus; eles servem apenas de realce para enfatizar o ponto prin­cipal: os que obedecem a Deus constituem a verda­deira família de Jesus. Em uma sociedade que atri­buía valor muito alto a laços de sangue, o ensina­mento de que os discípulos de Jesus formavam uma família espiritual era bastante desafiador.

        E nós fazemos parte dessa imensa família universal indiferente de raça nação ou país, formamos a grande família de Jesus pelo mundo inteiro. E como participantes desta santa e sagrada família, temos de evangelizar muito com o nosso bom exemplo. Ensinar com o nosso exemplo, como é ser da família de Cristo. Amando-nos, ajudando-nos compreendendo-nos, perdoando-nos, rezando em comunidade, nos unindo para ajudar e converter os que não pertencem à nossa família, atraindo-nos para o nosso meio, etc.

        Essa  família divina não está  fundamentada  em nascimento, raça ou tradição, mas a sua razão de ser é a fé em um só Deus todo poderoso Criador do Céu e da Terra, e esta fé que une a nós todos  nos conduz a fazer a vontade do Pai.

         E é bom não esquecer aqui que fazer a vontade do Pai, é acima de tudo uma coisa prática. É acima de tudo, praticar a caridade. Em outras palavras, é amar a Deus e ao irmão, que é o resumo da vontade do Pai.

        É esta a prática a ser assimilada por todos nós na nossa convivência, nessa grande família, nessa grande comunidade cristã mundial, a verdadeira família de Jesus.

 

Sal.

Conheça  HOMILIA DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário