Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Finados - Juízo Final (Mt 25,31-46)

         "Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso."

        No evangelho de hoje Jesus anuncia o Juízo Final, no qual cada um de nós será cobrado, pelas vezes que negamos uma esmola, uma ajuda a um irmão ou irmã necessitada. Por cada vez que ignoramos o irmão caído no chão, que fingimos não ver a sua mão estendida pedindo uma moeda para comprar um pão. Jesus leva tão a sério a questão da caridade, que nem cita os demais pecados que vamos cometer até o nosso último dia. Daria até para pensar que não é pecado tudo aquilo que aprendemos, pois Jesus somente ressalta a caridade. Tive fome, sede, desabrigado, sem roupa, etc e não destes a mínima importância para a minha miséria.

        Prezados irmãos. Precisamos ver Jesus Cristo naquele irmão que está caído, derrubado pela fome, pela subnutrição, que dorme nem sempre de preguiça, mas de fraqueza. E é por isso que ele bebe pinga quando consegue umas moedinhas.  Porque a pinga, além de alegrá-lo um pouquinho, lhe dá um pouco de caloria já que ele não tem suas refeições  regularmente.

        É comum a gente ouvir da boca de quem quer se desculpar por não dar esmolas, a seguinte frase:

        ---Eu não dou dinheiro por que ele vai beber pinga! Ah! Você pode tomar quantas cervejas você quiser!  Não só cerveja, mais whisky, vinho e tudo o que você merece. Mais o mendigo não tem esse direito.   

        Prezados irmãos, vamos levar mais a sério a questão da caridade, porque  a nossa salvação depende dela. Sabemos que existem outros pecados. E Como sabemos! Mais o que Jesus vai nos cobrar em primeira mão é se fomos caridosos. Vamos nos compadecer daqueles que nos estendem a sua mão por que precisam. Porque estão com fome, com frio, sem um banho, sem uma roupa limpa, e o pior, sem rezar, pois estão revoltados. Vamos ajudá-los para que um dia não venhamos ouvir Jesus dizer para nós:    

        - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer  tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.

        Mas como? Quando fizemos isso?

        ...todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. E estes irão para o castigo eterno, e os justos, irão para a vida eterna."

        Ufa! Ainda bem que ainda é tempo de correr atrás do prejuízo! Ainda bem que estamos vivos, na estrada rumo àquele dia! E a partir desse momento vamos mudar a nossa atitude com relação aos necessitados.

 

Sal.

Visite também: HOMILIA DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário