Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Servir a Deus e ao dinheiro? (Lc 16,9-15) (07/10/09)

         Os líderes judaicos haviam desfigurado tanto o judaísmo de Moisés que chegaram a construir sua própria escala de valores a qual era tão absurda, tão egoísta e hipócrita que irritava muito a pessoa de Jesus.

        A decla­ração de Jesus de que uma pessoa não podia servir a Deus e ao dinheiro provocou discussão e zombaria por parte dos fariseus na platéia. Eles eram conhecidos  como os "que gostavam do dinheiro" e obviamente achavam que podiam combinar o culto de Deus e a busca das riquezas. Jesus acusou-os de tentar provar sua justiça aos olhos dos homens, talvez dando esmolas. Desprezavam Jesus por­que seu ensinamento sobre o assunto era rigoroso e "irreal" demais; Jesus contestou afirmando que a escala de valores deles era desprezível aos olhos de Deus.

        Os três vv. seguintes parecem quebrar a fluên­cia do texto. São ditos sobre a Lei, compilados de diversos lugares nas fontes de Lucas (Me 10,1 1- 12; Mt 11,12-13; 5,18-32; 19,9). Por que o evangelista inseriu aqui esses ditos, antes de voltar ao tema da riqueza? A ligação encontra-se no desa­fio a todo ensinamento moral de Jesus sugerido na reação sarcástica dos fariseus. A Lei de Moisés é a norma; Jesus não tem de apresentar sua própria lei e responde que a lei e os profetas têm sido a norma e, mesmo agora que ele está proclamando o Reina­do de Deus, continuam em vigor. Mas o ensinamento do Reino revela inferências do ensinamento tradi­cional que não eram reconhecidas.

        O caminho para o Reino está aberto também aos fariseus, mas não será a fuga da observância indicada pelo desprezo deles. A Lei tem validade permanente, mas Jesus tem autoridade para inter­pretá-la corretamente.

        Prezados irmãos. O que o evangelho hoje está dizendo para nós? Para mim, para você, para os ricos, para os pobres...

        Não creio que Jesus estava crucificando os ricos. Ele sempre usava um palavreado forte, extremista, como cortar a mão direita que te leva ao pecado. É claro que Jesus disse essa verdade, motivado pela maneira de pensar dos fariseus em relação ao dinheiro e a Deus. É claro, também como sabemos que é muito difícil servir a Deus e ao dinheiro. Porque para um desses lados vamos pender ou inclinar, como disse o próprio Mestre. Mas assim como Ele disse que para Deus nada é impossível, nunca podemos afirmar que quem tem dinheiro está condenado. Mas é bom tomarmos cuidado, porque realmente fica muito complicado ou difícil ser rico e engajado na fé, na liderança de comunidades etc. Conheci alguns jovens muito ricos participando e liderando movimento de jovens, alguns eram muito caridosos, mais todos eles vez por outra deixavam escapar o seu olhar de superioridade, e de "eu me basto a mim mesmo pelo dinheiro que possuo", revelado na arrogância muitas vezes difícil de disfarçar.

        Tirando isso, eram bons meninos, cujos pais ajudavam muito financeiramente a paróquia, e faziam questão de fazerem isso de forma anônima.

        Seja rico, mas seja caridoso, e acima de tudo ajude a Igreja. Assim seja.

 

Sal

Visite também: HOMILIA DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário