Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Anunciação (Lc 1,26-38) (08/12/09)

        O anjo de Deus apareceu inesperadamente e disse a Maria que ela ia ter um filho pelo poder do Espírito Santo, e isso iria acontecer  porque para Deus nada é impossível. Sendo Assim, Jesus não é filho de José, nem tão pouco de Davi, como muita gente acredita. Jesus é filho de Deus pelo poder do Espírito Santo.

        Da mesma forma que nos acostumamos dizer que acreditamos e amamos com o coração, o povo hebreu se acostumou a dizer que Jesus era filho de Davi. E no evangelho de hoje, Jesus desfaz este engano baseando-se no texto de um salmo escrito por Davi (Sl 110,1). Deus e seu ungido (Jesus) são chamados de "senhor" pelo salmista Davi. Assim este ungido, com o qual é identificado Jesus, é senhor e não filho de Davi. Foi por isso que Jesus disse: "Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho?"

         É assim, às vezes nos acostumamos a afirmar certas coisas sem mesmo questionar se é certo ou errado só porque a tradição cultural foi passando de boca em boca até chegar até nós.

        Jesus Filho de Davi, é uma expressão popular oriunda da tradição judaica, em homenagem ao grande líder Davi. Acontece que a tradição messiânica aguardava a vinda de um ungido (messias, do hebraico; cristo, do grego) igual ao antigo rei Davi, que era chamado "filho de Davi". Esse Messias seria um líder patriota que traria aos judeus a glória e o poder como fez o rei Davi, o grande chefe de um império. Portanto, Filho de Davi, é só uma maneira de se expressar, que não corresponde à realidade.

        Maria é mãe de JESUS, que é Deus, e provou isso pelos milagres. Se Deus é nosso Pai, então Maria é nossa mãe.  Mais infelizmente, tem gente que acha que Maria é uma mulher qualquer, e que não tem nenhuma importância. Mais que absurdo! Isto é uma grande afronta, uma grande ofensa ao seu Filho, Jesus.  Como pode alguém dizer que ama você,  mais odeia sua mãe?  É uma grande incoerência! Para não dizer, uma grande burrice!

        Não dá para entender o ódio que alguns irmãos que se dizem cristãos, têm pela mãe de Jesus. Roguemos a Jesus para Ele perdoe esses nossos irmãos e que os esclareça sobre este grande equívoco.

        Prezados irmãos. Mãe é mãe! Não podemos ignorar a importância de Maria na História da Salvação. Deus quis se fazer  homem,  nascendo de uma jovem virgem, que foi escolhida pelas suas qualidades, pela sua pureza, pela sua inocência. Só não vê isso quem odeia a Igreja Católica, e procura sempre um item de questionamento  para nos atacar.  Que coisa feia!  E tais pessoas ainda se dizem cristãs, autênticas e crentes em Deus.

        Maria, a escolhida por Deus para a implantação do projeto de Deus no Mundo, é uma criatura digna de todo o nosso respeito.  Se eu digo que sou cristão, seguidor de Jesus Cristo e odeio a sua mãe, eu não passo de um hipócrita, fingido e ignorante.

 

Sal.

HOMILIA  DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. Sal, me desculpe, mas no versículo 32, o evangelho diz:
    32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi;
    Sendo assim, Maria casando - se com José, o mesmo torna - se pai adotivo de Jesus, e Jesus passa a ser descendente de Davi, como a palavra de Deus nos afirma.

    ResponderExcluir