Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jesus elogia João Batista (10/12/09) (Mt 11,11-15)

        Jesus está elogiando a pessoa de João Batista, o grande precursor, aquele que preparou a vinda do Filho de Deus.

        João foi um grande propagandista, um grande anunciador da pessoa de Jesus. E tem mais. Ele explicava o que Jesus iria fazer. Será que hoje a discussão já termi­nou? Quem é João hoje?  É preciso explicar aos nossos irmãos que João foi um servo de Jesus, alguém que serve a Jesus. Também devemos fazer o mesmo: levar as pessoas até Jesus, e depois nos afastarmos do nosso papel, dizendo como João disse: preciso que ele cresça e eu diminua" (João 3,30).

        João aparece no deserto, distante das cidades, princi­palmente de Jerusalém, nas bordas do deserto, melhor dizendo. E lá, ele anunciava que o Reino estava próximo, ou seja, que Jesus estava para chegar. Por isso é preciso estar preparado, deixando o caminho da injustiça que cria a desigualdade entre as pessoas.

        João foi um profeta que anunciava a volta dos exilados na Babilônia: agora vai acontecer essa volta, porque Jesus vai trazer a justiça que liberta da escravidão e da morte. Um pormenor importante: João se veste de maneira sumária (roupa artesanal de pêlos de camelo) e come o que tem à mão (gafanhotos e mel' silvestre). Isso mostra que ele é independente dos grandes centros, que produzem coisas muito melhores, mas sem­pre dependendo da injustiça.

          E a sua pregação obteve sucesso. Embora esteja no deserto, de todos os lados o povo vem procurá-lo. Sinal de que as cidades já não estão lhe oferecendo uma alter­nativa nova de vida. E o povo quer vida. Ao ouvir João, confessam os próprios pecados, e João os batiza no rio Jordão. Que pecados são esses? Certamente o compromis­so com as estruturas injustas, contrárias ao reinado de Deus. Ao ouvir João, as pessoas começam a romper com o grande pecado da injustiça, tornando-se preparadas para o compromisso com a justiça que Jesus vai ensinar.

        Mas porque que Jesus afirma que o  menor discípulo do Reino pode-se considerar como maior do que João Batista? É porque João Batista, apesar de ter preparado o advento do Reino em Jesus, não chegou a ser um de seus discípulos.

        Prezados irmãos. Vamos nos esforçar na nossa missão de anunciar o Reino de Deus, para que semelhante ao  que aconteceu a João, sejamos também elogiados um dia por Jesus diante do Pai.

 

Sal. 

HOMILIA  DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. O bom dessas reflexões é nos oferece um leque de opções reflexivas. Laga

    ResponderExcluir